Agritechnica 2025 termina com números expressivos
Feira mundial de máquinas agrícolas reuniu 2.849 expositores e mais de 470 mil visitantes
A fêmea da traça-dos-cereais (Plodia interpunctella) demonstra preferência por depositar ovos em amendoins comuns em comparação a variedades com alto teor de ácido oleico e a grãos -- como milho, trigo e arroz. A escolha se dá pela emissão de compostos voláteis presentes nos amendoins, que funcionam como atrativos químicos.
Pesquisadores chineses identificaram 17 compostos voláteis emitidos por seis variedades de amendoins de baixo teor oleico. Entre eles, cinco aldeídos (heptanal, nonanal, hexanal, octanal e decanal) provocaram forte resposta eletrofisiológica nas antenas das mariposas e intensificaram o comportamento de oviposição.
Testes de comportamento em laboratório confirmaram a atratividade desses compostos. No olfatômetro, as fêmeas foram significativamente atraídas pelos cinco aldeídos em concentrações de 10 µg/µL. Em concentrações mais altas (100 µg/µL), no entanto, os mesmos compostos passaram a repelir os insetos.
Em túneis de vento, heptanal, octanal e decanal provocaram maior número de voos orientados e aproximação das mariposas. A aplicação dos compostos em grãos de trigo resultou em aumento significativo do número de ovos nas amostras tratadas com os cinco aldeídos, em comparação ao controle.
Esses resultados apontam que os aldeídos voláteis dos amendoins comuns podem ser usados como atrativos para o monitoramento e controle de P. interpunctella em armazéns e instalações de beneficiamento de alimentos. O uso desses compostos pode se somar a outras estratégias de controle biorracional, como a interrupção do acasalamento com feromônios, reduzindo o uso de inseticidas em ambientes de difícil vedação.
Mais informações em doi.org/10.3390/insects16111145
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura