Boeing, Embraer e BID financiam análise para produção do biocombustível de cana-de-açúcar
Acontece no dia 31 de julho no Parque Ecológico “Monsenhor Emílio José Salim”, em Campinas, a comemoração dos 20 anos das feiras orgânicas da região. A programação inclui painel de recordações, degustação de produtos, sorteio de cestas, entrega de homenagens, entre outras atividades.
Em 1989, a união de alguns produtores que cultivavam de acordo com os princípios de uma agricultura “alternativa”, formaram a Associação de Agricultura Natural de Campinas e região (ANC). Um dos objetivos era facilitar a comercialização de seus produtos.
Desta organização ocorreu, em 1991, a criação de várias feiras orgânicas no município de Campinas. Vários espaços foram escolhidos e atualmente existem três espaços fixos de feiras de produtores que comercializam produtos orgânicos na região.
A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), através de seus produtos e serviços, vem incentivando e apoiando os produtores rurais do Estado de São Paulo na produção de alimentos orgânicos. Além disso, anualmente a CATI Regional Campinas promove a Semana de Agricultura Orgânica. A décima edição acontece de 28 a 30 de setembro.
Produtos orgânicos são alimentos e outras fontes de matérias primas provenientes de sistemas agrícolas baseados em processos naturais, no uso de diversas técnicas que incluem manejo especial do solo, aliado à diversidade de culturas. Responsabilidade social e ambiental também são características que fundamentam a produção orgânica, no uso adequado dos recursos naturais como solo e água e cuidados com quem produz.
No Brasil, o sistema de produção orgânica é regulamentado com leis, normas e instruções, coordenadas pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), que instituiu um selo único, utilizado em todo o território nacional, para que o consumidor possa facilmente identificar os produtos orgânicos em qualquer espaço onde ele é comercializado.
Para o engenheiro agrônomo José Augusto Maiorano, da CATI Regional Campinas, a comercialização através das feiras é um grande instrumento de fortalecimento do produtor orgânico, pois permite uma relação estreita entre o produtor e o consumidor. “Além disso, surgem os laços de amizade, fraternidade e agradecimento, pois ambos se beneficiam e a sociedade só tem a ganhar”.
31/07/2011
Parque Ecológico “Monsenhor Emílio José Salim” - Rodovia Heitor Penteado, km 3,2 - Vila Brandina (sentido Centro-Sousas)
CATI Regional Campinas – (19) 3743-3875, com José Augusto Maiorano
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura