Trabalho desenvolvido na FCA ganha prêmio Top Ciência
Os participantes do curso Cultivo e Processamento de Banana voltam na próxima semana à Cruz das Almas/BA para o segundo módulo do curso, oferecido pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) e a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA) por meio da Rede Norte/Nordeste de Fruticultura (Renofrut), coordenada pela Unidade de Fortaleza.
Dividido em quatro módulos (com 40 horas cada um), o curso, ministrado na Embrapa Mandioca e Fruticultura, abrange aulas teóricas e práticas. A segunda etapa vai de 20 a 24 de setembro e abordará o tema “Solos, nutrição, adubação, irrigação e fertirrigação”.
No encerramento do primeiro módulo, sobre “Manejo e práticas culturais da bananeira”, realizado de 16 a 20 de agosto, os participantes fizeram uma avaliação da primeira etapa e aprovaram, por unanimidade, a modelagem do curso. De um modo geral, eles expuseram que o espaço entre os módulos é proveitoso, pois dá tempo de, em seus locais de trabalho, refletirem sobre o que aprenderam, e, quando voltarem para a etapa seguinte, trocar impressões.
“Os módulos foram bem divididos. Podemos nos aprofundar melhor em todos os aspectos da cultura da bananeira. Precisamos de mais treinamentos dessa natureza para atuarmos realmente como multiplicadores das ações desenvolvidas pela Embrapa”, resumiu, na época, o engenheiro agrônomo Eudes Cardoso, professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), em Mossoró (RN).
De 25 a 29 de outubro, será a vez do tema “Fitossanidade”. O último módulo será sobre “Processamento agroindustrial da banana”, do dia 22 a 26 de novembro. Todos os módulos serão ministrados na Unidade de Cruz das Almas.
A Rede Norte/Nordeste de Fruticultura (Renofrut) foi criada em 2009 com o objetivo de formar profissionais habilitados para atuarem na transferência de conhecimentos na área de fruticultura — produção e agroindústria — e melhorar o acesso às tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária. A rede conta com a participação das Unidades da Embrapa das Regiões Norte e Nordeste, bem como de empresas de extensão rural e instituições de ensino.
Embrapa Mandioca e Fruticultura
(75) 3312-8076
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura