Estudo avalia crescimento de planta importante para regeneração de do cerrado norte-mineiro
Técnicos e extensionistas de órgãos públicos, além de produtores e profissionais de empresas privadas ligadas à agroindústria têm encontro marcado a partir deste 16 de agosto, em Cruz das Almas (BA). É o início do primeiro módulo do curso Cultivo e Processamento de Banana, oferecido pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) e Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA), por meio da Rede Norte/Nordeste de Fruticultura (Renofrut).
Cerca de trinta pessoas foram aprovadas na etapa de seleção para participar do treinamento, que será dividido em quatro módulos, com 40 horas cada, totalizando, com aulas teóricas e práticas. O primeiro módulo, de 16 a 20 de agosto, vai tratar sobre “Manejo e práticas culturais da bananeira”. A segunda etapa vai abordar “Solos, nutrição, adubação, irrigação e fertirrigação”. Em seguida, será a vez do tema “Fitossanidade”. O último módulo será sobre “Processamento agroindustrial da banana”.Todos os módulos serão ministrados na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, na Rua Embrapa s/nº, em Cruz das Almas (BA).
De acordo com a pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, Ingrid de Moraes, a representatividade das diferentes áreas produtoras de banana está bastante expressiva. “Teremos profissionais de estados como Amazonas, Rondônia, Pará, além de participantes de diversas regiões do Nordeste”. Para a pesquisadora, a diversidade regional dos alunos será muito positiva, inclusive para troca de experiências e futuras parcerias.
Segundo Marcelo Bezerra Lima, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, o curso está formatado para contemplar todas as fases da cadeia produtiva da banana, já que abrange desde melhoramento genético, passando por tratos culturais, manejo integrado de pragas e doenças até colheita e pós-colheita.
A pesquisadora Ingrid de Moraes acrescenta que o treinamento também terá um módulo inteiro dedicado ao processamento agroindustrial da banana. “Como a fruta, em época de safra, tem excesso de oferta e preços pouco atrativos, é importante oferecer alternativas de agregação de valor ao produto”, explica. Neste módulo, os participantes terão a oportunidade de conhecer, desde a legislação sobre higiene na indústria de alimentos, as Boas Práticas de Fabricação, os cuidados pós-colheita visando a qualidade da matéria-prima para o processamento, as tecnologias de fabricação de produtos de banana e os principais processos de conservação.
A Rede Norte/Nordeste de Fruticultura – Renofrut – foi criada em 2009, com o objetivo de formar profissionais habilitados para atuarem na transferência de conhecimentos na área de fruticultura – produção e agroindústria - e melhorar o acesso às tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária. A rede conta com a participação das Unidades da Embrapa das Regiões Norte e Nordeste, bem como de empresas de extensão rural e instituições de ensino.
(85) 3391 7117
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura