Sistema Farsul divulga programação para esta quarta-feira
A pecuária exerce um papel muito importante na economia brasileira. Ela faz do país um dos maiores exportadores de carne do mundo. Mas não é à toa. Ocupar essa posição exige do pecuarista uma série de cuidados e técnicas para fazer com que o gado seja de boa qualidade e possa gerar renda ao criador.
“Não adianta pensar no manejo sem pensar na higiene, alimentação e sanidade dos animais. É tudo um conjunto e o pecuarista precisa estar atento a isso para desempenhar a atividade”, afirma a instrutora do Senar/ES, Sueli Zaggo, que ensina a cuidar do rebanho.
Ela é uma das responsáveis por instruir os produtores nos treinamentos de manejo de pastagem, manejo de rebanho, vaqueiro, alimentação de bovinos e qualidade do leite. O objetivo das capacitações é despertar os produtores para a importância do manejo e da saúde dos animais e prepará-los para trabalhar essas questões na criação do gado.
Para Sueli Zaggo, uma capacitação complementa a outra. “O interessante é que o pecuarista passe por todos os treinamentos da linha de pecuária. Assim ele terá um conhecimento completo e estará mais bem preparado para cuidar dos animais”, revela.
Como forma de ampliar o conhecimento dos pecuaristas e contribuir para a inserção do homem do campo no mercado de trabalho, em setembro, o Senar/ES, a Faes e seus parceiros vão promover treinamentos gratuitos voltados à pecuária.
Os interessados em participar podem obter informações pelo site
. As inscrições são realizadas sempre nas sedes dos sindicatos dos produtores rurais capixabas.
Iá! Comunicação
(27) 3314-5909
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura