Com 'Mulheres no Campo', DuPont intensifica ações pelo manejo seguro das lavouras

11.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

Quando a esposa e a mãe falam, o homem ouve e obedece. Se para os machistas a afirmação é questionável, é nela que a DuPont Brasil Produtos Agrícolas se baseou para conceber e agora levar aos rincões do Brasil seu programa Mulheres no Campo. A iniciativa aposta na força das mulheres dentro da sociedade moderna, sobretudo para conscientizar maridos e filhos quanto ao manejo seguro e responsável de agroquímicos nas lavouras.

 

Mulheres no Campo dá sequência a uma série de ações patrocinada pela DuPont sob guarda-chuva do programa Segurança e Saúde no Campo, adotado há mais de 10 anos. Este tem a missão central de treinar e incentivar agricultores em torno de boas práticas agrícolas, com vistas ao uso seguro de defensivos agrícolas e de equipamentos de proteção individual (EPIs) nas lavouras. Os treinamentos acontecem de forma integrada aos eventos técnicos realizados pela DuPont, durante todo o ano, com a participação dos engenheiros agrônomos da empresa. Quase 460 mil pessoas já foram beneficiadas pela iniciativa desde 2002.

 

A essência do projeto Mulheres no Campo será a melhora da qualidade de vida atrelada às boas práticas agrícolas. A personagem Maria Vitória, criada especialmente para a campanha, também cuidará de transmitir conceitos como saúde da mulher, plantas medicinais, horta caseira, nutrição familiar e noções sobre o papel da mulher na sociedade moderna.

 

O gerente de sustentabilidade e meio ambiente da DuPont, Donizeti Vilhena, explica que a exemplo do programa Segurança e Saúde no Campo, Mulheres no Campo também terá espaço nos eventos técnicos que a empresa realiza no País. Em apoio a esses encontros, a DuPont desenvolveu uma revista eletrônica que visa a facilitar a comunicação. A peça valoriza a influência feminina na divulgação da campanha. A empresa informa ainda que investiu na produção de outros materiais de suporte, que vão de cartilhas a vídeos informativos. Segundo o gerente da DuPont, a expectativa para o novo programa é a de sucesso idêntico ao conseguido no treinamento de agricultores com o Segurança e Saúde no Campo.

 

Vilhena assinala que a atuação da DuPont para promover a responsabilidade socioambiental no campo já conta com iniciativas destinadas a crianças (filhos de agricultores), por meio do programa DuPont na Escola; a estudantes de Agronomia, com o projeto DuPont na Universidade e aos agricultores, atendidos pelo Segurança e Saúde no Campo. Já o programa chamado Natureza DuPont trata de promover a sustentabilidade nas comunidades onde a DuPont está presente.

 

Jorge Pacheco

Bureau de Ideias - Assessoria de Imprensa - DuPont

jorge@bureauideias.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025