Colheita do pêssego será aberta nesta terça-feira no RS

03.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

Os produtores rurais da Vila Nova, na Zona Sul de Porto Alegre/RS, começam a colher a safra de pêssego deste ano e, para celebrar o início da safra e a chegada da 24ª Festa do Pêssego de Porto Alegre e da 17ª Festa Estadual do Pêssego, acontece nesta terça-feira (04/11) a abertura oficial da colheita do pêssego na capital. A solenidade está marcada para as 14h, na propriedade de Fernando Bertaco (Estrada Francisca de Oliveira Vieira, 3287, Bairro Belém Novo) e contará com a presença do presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, do gerente regional da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Claudinei Baldissera, do vice-prefeito, Eliseu Santos e do secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Léo Antônio Bulling.

Em Porto Alegre são cultivados atualmente 120 hectares de pêssego e a expectativa é de que sejam colhidas 800 toneladas das variedades Flá, Premier, Pampeano, Peach, Chimarrita, BR-3, Coral, Marli, Sulina, Maciel, Granada e Douradão. O município é conhecido por tradicionalmente produzir pêssego de mesa e promover, no mês de novembro, a festa com a intenção de aproximar o produtor do consumidor, divulgar o cultivo da fruta e escoar a produção.

A Festa começará no sábado (8/11) e continuará nos dias 9, 15, 16, 22 e 23 de novembro, das 9 às 20 horas, no Centro de Eventos da Vila Nova (Avenida João Salomoni, em frente ao n.º 2.637), com entrada franca. O público estimado na festa é de 50 mil pessoas.

O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Sindicato Rural de Porto Alegre e conta com o apoio da Associação dos Moradores do Bairro Vila Nova.

Carine Massierer

Emater/RS-Ascar – Regional Porto Alegre

51 2125 3155

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025