Colheita de soja da Cooperativa Holambra bate recorde de produção

Em comparação com 2019, houve crescimento de 62%; em comparação com 2020, o aumento foi superior a 36%

24.05.2021 | 20:59 (UTC -3)
Gustavo Sousa

Atual líder mundial em produção e exportação de soja, deixando os EUA para trás, o Brasil deve comemorar mais um grande feito este ano: a colheita da maior safra de soja de sua história. Embalada por esse marco, a Cooperativa Holambra, localizada em Paranapanema (SP), acaba de bater um novo recorde histórico, o beneficiamento de 320 mil toneladas de soja, uma produção 36,6% maior do que a da safra anterior.

Com 77% da safra atual da soja já comercializada, a Cooperativa Holambra conta com mais de 200 empreendedores rurais, entre cooperados e parceiros de negócios, trabalhando nessa cultura. “O recorde alcançado este ano, demonstra o quanto estamos avançando rumo a uma produtividade cada vez mais intensa e consistente. Em comparação com 2019 crescemos 62% e se levarmos em consideração 2020, o aumento foi superior a 36%”, é o que revela o presidente executivo da Cooperativa Holambra, Shandrus Hohne de Carvalho. 

Para o executivo, há vários fatores que explicam o ótimo resultado alcançado nessa safra. “Tivemos aumento de produtividade por parte dos cooperados, abrimos espaço para receber e beneficiar a soja de nossos parceiros e apoiamos o uso de mais tecnologia para maximizar o plantio e a colheita. Na safra atual, os cooperados ocuparam mais de 51 mil hectares de área trabalhando nessa cultura. Além disso, contamos com uma estrutura e uma cadeia de beneficiamento da soja altamente eficiente”, afirma. 

Outro fator importante é que da porteira para dentro, os cooperados contam com cerca de 70% de suas áreas rurais irrigadas, e, um dos grandes responsáveis por isso é o sistema de irrigação chamado pivô. Trata-se de uma técnica que permite aplicar de forma precisa a quantidade de água e fertilizantes em cada cultura.

Com qualidade padrão exportação, a soja da Cooperativa Holambra vem sendo requisitada tanto pelo mercado interno quanto externo. “O total do volume comercializado até aqui foi destinado especificamente para exportação. Vale lembrar que a qualidade do nosso grão atende plenamente ao mercado externo”, comenta o Gerente Comercial de Commodities Agrícolas da Cooperativa Holambra, Thiago Cesar Trintinalio.  

Segundo Trintinalio, o faturamento projetado para esse ano também deve surpreender positivamente. “Temos uma projeção de faturamento de R$ 570 milhões para esse ano, somente com a comercialização da soja. Quando incluímos nessa conta a venda de suprimentos da cultura da soja, fertilizantes, defensivos, entre outros, esse valor pode até dobrar”, afirma o Gerente Comercial de Commodities

Sobre a Cooperativa Agro Industrial Holambra

Fundada em 1960, a Cooperativa Agro Industrial Holambra tem sua sede localizada no município de Paranapanema (SP) e se destaca pela excelência na produção agropecuária. Com área de atuação no território nacional que soma mais de 62 mil hectares de área explorada e cerca de 150 cooperados, a cooperativa é hoje referência na produção de grãos em todo o Brasil. Em 2020, pela primeira vez em sua história, a cooperativa ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em vendas líquidas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro