Colheita de arroz agroecológico tem abertura oficial sexta-feira (15) e a expectativa é colher 14,5 mil toneladas

13.03.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: INCRA

Chega à décima edição a Abertura Oficial da Colheita do Arroz Agroecológico, tradicional evento que marca a safra do produto nos assentamentos gaúchos. O evento, promovido pelo Grupo Gestor do Arroz, está marcado para as 10h desta sexta-feira (15) no assentamento Filhos de Sepé, em Viamão. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o presidente do Incra, Carlos Guedes, estarão presentes.

A safra deste ano conta com a participação de 439 famílias de 24 assentamentos, em 15 municípios. São cerca de 3,4 mil hectares cultivados de maneira agroecológica, garantindo um produto de qualidade para a saúde do consumidor e para preservação do meio ambiente. A expectativa é colher cerca de 290 mil sacas (14,5 mil toneladas).

O assentamento Filhos de Sepé participa da produção de arroz orgânico desde 2002. Criado em 1998, é o maior assentamentos do RS, com uma área total de 9,4 mil hectares. Possui condições ambientais especiais: está inserido na Área de Proteção Ambiental Banhado Grande e contém, em seus limites, outra unidade de conservação – o Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos. Esta última área, com cerca de 2,5 hectares, foi cedida pelo Incra à Secretaria Estadual do Meio Ambiente em 2002. Todos estes fatores fazem com que a produção do assentamento – forte também na fruticultura e hortaliças –, seja feita de maneira agroecológica.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025