CNA avalia PL da Reciprocidade como avanço para o agro

O projeto estabelece mecanismos para que o Brasil possa responder a barreiras comerciais impostas por outros países

03.04.2025 | 14:59 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações do CNA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avaliou como positiva a aprovação do Projeto de Lei 2.088/2023, o PL da Reciprocidade, pelo plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (2). Na terça (1º), a matéria foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) em caráter terminativo, sem a necessidade de votação pelos senadores no Plenário da casa.

O projeto estabelece mecanismos para que o Brasil possa responder a barreiras comerciais impostas por outros países. A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, destaca que a medida é essencial para proteger aa competitividade dos produtos brasileiros, diante do aumento de ações unilaterais e restritivas por parte de outras nações. 

A senadora Tereza Cristina, relatora do projeto, afirmou que a medida não é uma retaliação, mas um instrumento de defesa comercial. Já o autor do PL, senador Zequinha Marinho, ressaltou que a iniciativa fortalece a posição do Brasil em negociações internacionais, dando ao país mais autonomia para reagir a restrições desproporcionais.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
MSC 2025