Clínicas tecnológicas para o produtor na Expogrande 2012

13.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Dalízia Aguiar

No ano em que completa 35 anos, a Embrapa Gado de Corte, Unidade da Embrapa, vinculada ao Mapa, localizada em Campo Grande-MS, resolveu mudar um pouco a dinâmica de seu espaço na Exposição Agropecuária de Campo Grande – Expogrande, que segue até o dia 22 na Capital sul-mato-grossense, no Parque de Exposições.

Para 2012, Clínicas Tecnológicas integram a Casa da Embrapa no Parque, com a participação de pesquisadores da Empresa. As Clínicas são oportunidades que os produtores, técnicos e estudantes, que visitarem a Expogrande, terão para esclarecer dúvidas e obter informações sobre tecnologias Embrapa.

No dia 16, segunda-feira, às 15 horas, o doutor em Ciência Animal e Pastagem, Sérgio Raposo de Medeiros, especialista em nutrição animal, conversará com os visitantes sobre os mitos e as verdades da suplementação de gado de corte. Raposo comenta que há grande frustação para o pecuarista quando ele adota uma técnica de suplementação em sua propriedade que está muito bem estabelecida e sabidamente com resultados bons, mas que, para sua surpresa, simplesmente acaba não funcionando. Por isso, a proposta desta Clínica é por meio da “interação levantar situações onde o erro ocorre no detalhe, chamando atenção para o modo correto de fazer e explicando os porquês, de maneira a aumentar a chance de sucesso nas práticas de suplementação”.

No dia 17, mas às 10 horas, o especialista em produção vegetal, com ênfase em pastagens, Armindo Kichel abordará o futuro da pecuária e do pecuarista. Segundo ele, há três futuros: um é o produtor continuar com as mesmas técnicas de produção e descapitalizar e quem sabe até sair da atividade rural; outra é arrendar a terra para terceiros; e por fim, tornar-se um empresário rural. “Mesmo com meio hectare é possível ser um empresário rural. O que muda é a forma de agir, de pensar a propriedade. O empreendedor rural utiliza o que tem disponível da melhor forma para atingir seus objetivos, pensando em custo-beneficio, receita e meio ambiente e para isso a tendência é adotar sistemas integrados de produção agropecuária”, explica o pesquisador Kichel.

A quarta-feira será dedicada aos mitos e verdades do melhoramento genético. A partir das 15 horas, na Casa da Embrapa, o pesquisador, doutor em genética e melhoramento, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, integrante do Programa de Melhoramento Genético Animal da Embrapa, buscará desmistificar os conceitos relativos ao melhoramento genético, afinal, além de investir em boas pastagens e/ou suplementação mineral e alimentar adequadas, o criador precisa preocupar-se com o valor genético dos animais para que obtenha respostas satisfatórias.

No dia 19, o foco da Clínica sai do boi para a ovelha. Fernando Alvarenga Reis, zootecnista e pesquisador da Empresa em nutrição e alimentação animal, com ênfase em ovinocultura de corte, discutirá os benefícios de se criar ovelha a pasto até levá-la ao mercado consumidor. Reis, que atualmente coordena o Núcleo da Embrapa de Caprinos e Ovinos no Centro-Oeste, sediado em Campo Grande-MS, na Embrapa Gado de Corte e é coordenador da Câmara Setorial Consultiva da Ovinocaprinocultura de Mato Grosso do Sul, levará o produtor a pensar que “um manejo, semelhante ao bovino, com suplementação economicamente viável, é rentável e proporcionar maior lucratividade possível”.

As Clínicas fecham o atendimento na sexta-feira, dia 20, com o manejo de pastagens, responsabilidade dada ao pesquisador de forragicultura, Rodrigo Amorim Barbosa. “Com a utilização estratégica do pasto há um melhor desempenho animal e produção por área. O que ainda falta é planejamento para que o produtor tenha melhores resultados”, observa Rodrigo, que terá a missão de sensibilizar os visitantes quanto à importância de se planejar conscientemente o uso de pastagem.

No Parque Laucídio Coelho onde a Expogrande é realizada há uma agenda com leilões de gado, feira de genética bovina, exposição de animais da raça Nelore, Kangayan, Guzerá e Gir Leiteiro, workshops e outras atrações. Informações sobre a Expogrande pelo

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025