Clima favorável permite aceleração da semeadura de trigo no RS

Apesar disso, alguns produtores ainda estão indecisos sobre o que plantar ou a área a ser cultivada devido às incertezas do mercado

07.06.2023 | 16:44 (UTC -3)
Cultivar, com informações Emater-RS

Em 2022, o Rio Grande do Sul plantou trigo em 1.528.992 hectares, segundo o IBGE. O levantamento de intenção de plantio deste ano está em andamento e será concluído em breve. De acordo com a Emater, as condições climáticas favoráveis permitiram a aceleração da semeadura de trigo, especialmente por causa da umidade adequada do solo e da ausência de chuvas, favorecendo o acesso de máquinas agrícolas.

Apesar do período ideal para o plantio, alguns produtores ainda estão indecisos sobre o que plantar ou a área a ser cultivada, devido às incertezas do mercado e às previsões climáticas desfavoráveis. Na região administrativa da Emater de Bagé, estima-se uma expansão na área de cultivo de trigo em comparação à safra passada. Em Frederico Westphalen, a área de plantio deve ser similar à do ano passado, com a maior parte da semeadura acontecendo em junho. Até agora, cerca de 10% da área total já foi semeada.

A aveia branca também tem se mostrado uma alternativa de menor custo para o inverno. Na região de Ijuí, a semeadura está quase concluída, e as condições ideais de umidade do solo têm favorecido a atividade. Na região de Santa Rosa, as plantas já avançam para o estágio reprodutivo.

A canola também tem aproveitado as condições meteorológicas favoráveis. Em algumas cidades, como Giruá, o plantio já foi concluído. Em geral, 96% das plantações estão na fase de desenvolvimento vegetativo, e os restantes 4% já estão florescendo.

A soja, por sua vez, já teve sua colheita tecnicamente finalizada. A área de cultivo no estado é de 6.513.891 hectares, com uma produtividade estimada de 1.923 kg/ha. As últimas lavouras colhidas apresentaram considerável variação na produtividade.

O milho, cuja área de cultivo no estado está estimada em 810.380 hectares, teve a colheita avançada para 97% da área de cultivo. As áreas que serão destinadas à cultura na próxima safra já apresentam o desenvolvimento pleno de culturas de cobertura.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro