Dow AgroSciences: aprovada nova tecnologia de controle de pragas de algodão
Trazer à tona a questão do descartável em nossa sociedade contemporânea, onde a relação entre seres animados e inanimados se configura a partir do jogo entre ator e objeto criando um universo entre o real e o imaginário é a proposta da peça teatral (Des)esperando, do Circuito Tusp de teatro, que chega a Piracicaba/SP para a primeira apresentação do ano.
Inspirado na situação instaurada por Beckett em Esperando Godot, o espetáculo expõe a vida de duas pessoas descoladas da sociedade, a qual não lhes cabe mais, que vivem na transitoriedade de uma estrada. Porém, em (Des)esperando já não vivem da espera, pois sabem que por aqueles caminhos Godot definitivamente não passará. Tentando construir uma trajetória que lhes faça algum “sentido” e que se (contra)ponha à desolação do espaço, a dupla busca novas estradas, vivendo assim no trânsito. Como única possibilidade de compreenderem sua existência, passam o tempo “jogando” com objetos – dejetos das metrópoles contemporâneas. Animá-los, jogar com eles em diversos sentidos é ao mesmo tempo lúdico e um ato de sobrevivência.
Roberta Carbone e Thiago Castro Leite, seguindo uma lógica que não é da razão, mas sim da ação, dialogam com objetos de modo em que ora o foco recai sobre o objeto, ora sobre o ator ou sobre ambos. O conceito de animação não se reduz à escolha figurativa, mas se desvela pelo momento “mágico” em que o objeto animado ultrapassa a racionalidade e os convencionalismos, para ser crível mediante o “artifício” empreendido pelos atores-animadores. A criação da vida no domínio do inerte traz a problemática do descartável: daquilo que é rapidamente convertido em lixo, algo não mais utilizável.
A criação é dos atores que atuam na peça juntamente com Felisberto Costa, que também é responsável pela direção de animação e iluminação. A produção é do Núcleo #2 do Grupo Sujeitos de Cena e da Cooperativa Paulista de Teatro.
O espetáculo, que tem a realização da Seção de Atividades Culturais (SCAC), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e do TUSP (Teatro da USP), acontece no dia 3 de abril, às 12h00, na área externa do Centro de Vivência (CV), da ESALQ. A entrada é gratuita.
O Circuito TUSP de teatro tem o objetivo de difundir nos campi da USP as pesquisas artísticas e acadêmicas produzidas nas escolas de formação teatral da USP (departamento de Artes Cênicas – CAC e Escola de Arte Dramática –EAD, ambos da Escola de Comunicação e Artes – ECA).
Informações pelos telefones (19) 3429-4410, (19) 3429-4320, (19) 3429-4224 ou pelo e-mail
.
Alicia Nascimento Aguiar
Esalq
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura