Circuito AVICTA completa visita a 35 cidades da região Sul do Brasil

01.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Grupo Cultivar

O município de Restinga Seca, interior do Rio Grande do Sul, recebeu a última etapa do Circuito Cine Syngenta, campanha de divulgação do produto Avicta Completo que circulou por 35 municípios da Região Sul do Brasil. Com uma carreta equipada com microscópios e um cinema 3D a ação teve como objetivo intensificar o alerta sobre a importância de manejar o problema dos nematoides, bem como as soluções proporcionadas pelo novo produto da Syngenta.

Pela dificuldade de serem diagnosticados, estes parasitas têm causado grandes prejuízos em diversas regiões agrícolas em todo o Brasil. Por ser uma praga relativamente nova em algumas regiões e invisível a olho nu, ainda há muita confusão no diagnóstico do problema. É comum os produtores confundirem os danos causados por nematoides com danos de doenças ou outras pragas. Alguns produtores chegavam imaginando ser possível ver a praga a olho nu ou relatando suspeita de problemas com nematoides em suas lavouras, onde haviam identificado “várias plantas cortadas”. Diagnósticos equivocados como estes impossibilitam os produtores de realizarem o controle adequado, que acabam realizando aplicações desnecessárias e perdendo produtividade.

Para o engenheiro agrônomo da Cooperativa Tritícola Marcos Augusto Lobler aproximadamente 50% dos 13 mil hectares cultivados com soja no município de Restinga Seca têm problemas com nematoides. “Até o momento a única solução era plantar cultivares resistentes, o que não resolvia o problema completamente. Com a possibilidade de controlar os nematoides com agroquímicos, o produtor pode voltar a plantar cultivares mais produtivas, sem sofrer as perdas com a praga”, explica.

O produtor de soja Alceu Augusto Nunes relata que há várias safras percebia algum problema em suas lavouras, mas não conseguia identificar e nem remediar a situação com a aplicação de fungicidas e inseticidas. Com o auxílio de um engenheiro agrônomo, foi diagnosticada uma infestação de nematoides, o que o obrigou a utilizar cultivares resistentes para continuar plantando. “Voltei a colher melhor, mas não conseguia atingir as produtividades alcançadas anteriormente. Agora quero investir novamente em cultivares mais produtivas e controlar os nematoides desde o plantio”, explica.

Segundo Einar Pasqualli Nunes, engenheiro agrônomo da Syngenta que atende a região central do Rio Grande do Sul, é necessário esclarecer o que é esta nova praga e suas consequências. “Queremos explicar aos produtores o que é o nematoide e como é possível combatê-lo. Além dos danos que causam, os parasitas abrem o caminho para fungos e tornam as plantas mais sensíveis a situações de estresse”, diz.

Lançado em 2009 para a cultura do algodão, o Avicta Completo recebeu o registro para soja e milho em 2010 e desde então tem sido muito bem aceito pelos agricultores. “Avicta Completo traz proteção integral e a resposta é impressionante”, garante o gerente de Produto Seedcare da Syngenta, Eduardo Guimarães.

Veja mais fotos da ação no

.

Grupo Cultivar

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025