Iniciativa 2,4-D produz série de vídeos educacionais voltados ao produtor rural
Boas práticas agrícolas, manejo adequado e mitos e verdades estão entre os principais temas abordados
O Circuito Aprosoja Universitário começa na próxima segunda-feira (29), às 8h, no auditório da Escola Billy Gancho, no município de Nova Xavantina, MT. O evento é gratuito e realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), que foca em estudantes universitários de todas as regiões do Estado.
Neste ano, o tema do Circuito Universitário será a “Lei do Alimento Mais Seguro: Mitos e Verdades” e o público contará com duas palestras. A primeira é do professor, associado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (Usp) e presidente do Conselho Científico para Agricultura Sustentável, José Otávio Menten, que falará sobre “A importância dos defensivos para a produção agrícola”.
A segunda palestra será a “Contextualização da PL dos Defensivos”, que será ministrada por duas pessoas, que alternarão as cidades. São elas o engenheiro agrônomo e diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, e o consultor na área de inteligência regulatória com foco em defensivos agrícolas, sementes, biotecnologia e assuntos ligados à Comissão de Alimentos do Mercosul, Edivandro Seron.
Locais e datas – Após Nova Xavantina, Cuiabá e Várzea Grande recebem o evento no dia 30 de outubro. Em Várzea Grande as palestras serão a partir das 8h, no auditório V do Bloco D do Univag. Na Capital será às 19h, na sala 2 do Bloco A da Unic Beira Rio.
O próximo município será Primavera do Leste, no dia 31 de outubro, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a partir das 19h.
No dia 05 de novembro o evento será em Sinop, no Sindicato Rural; no dia 06 de novembro é a vez de Sorriso, também no Sindicato Rural; no dia 07 de novembro o Circuito será em Lucas do Rio Verde, na Faculdade La Salle; e no dia 08 de novembro, será em Nova Mutum, no Sindicato Rural. Em todos esses municípios o horário é o mesmo: 19h. Já no dia 09 de novembro Cuiabá recebe o evento mais uma vez, às 8h, no auditório Helmut Daltro (mais conhecido como Batatão), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O Circuito Universitário segue no dia 12 de novembro, na Faculdades Integradas de Diamantino (FID), em Diamantino, às 19h; no dia 13 de novembro as palestras ocorrem na Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis, às 13h30; no dia 14 de novembro, no CTG de Sapezal, às 8h; e no dia 14 de novembro é a vez de Tangará da Serra, às 19h, no auditório da Unic.
No dia 22 de novembro o Circuito Universitário passa por duas cidades: Rondonópolis, às 13h30, no auditório do Sindicato Rural (dentro do Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias) e, às 19h, em Jaciara, no Centro de Eventos Maria Jovelina de Almeida. O evento termina no dia 23 de novembro, em Campo Verde, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal.
Sobre o tema deste ano - A lei que trata dos defensivos agrícolas no Brasil foi criada em 1989, ou seja, são quase 30 anos com poucas atualizações. Nesse período, surgiram produtos ainda mais inovadores, frutos de dezenas de testes e de investimentos em pesquisas científicas. A Lei do Alimento Mais Seguro vai levar novas tecnologias ao campo e comida ainda mais protegida e barata à mesa dos brasileiros.
Certificado – Os estudantes que participarem de todo o evento terão direito a certificado, que deverá ser baixado do site da Aprosoja, porém após o término do Circuito Universitário.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura