Ciência e arte se misturam em Centro de Pesquisa da Embrapa em Mato Grosso

05.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Gabriel Faria

Os desavisados que visitam a sede da Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop (MT) têm se surpreendido com a beleza do local que será inaugurado nesta sexta-feira (6). Além da arquitetura arrojada e das estruturas em madeira, as instalações chamam a atenção pela quantidade de obras de arte que podem ser apreciadas.

Por todo o Centro de Pesquisa é possível encontrar esculturas, pinturas, painéis, cerâmicas, vasos, aquarelas científicas, entre outras peças de arte. Em muitos casos, as matérias primas utilizadas são resíduos da própria construção, como sobras de madeira e peças sem utilidade para serraria, por exemplo.

Autor de muitas das obras de arte que decoram o local, o artista plástico e chefe-adjunto de Administração da Embrapa Agrossilvipastoril, Tênisson Waldow, ressalta a proximidade entre arte e ciência, o que o motivou a fazer do Centro de Pesquisa uma galeria de arte.

“A ciência é uma arte, a arte da criatividade, do pensar e da inovação. A ciência é uma expressão humana. Apesar de usar técnicas, ela também depende da expressão humana”, afirma.

Segundo Tênisson, que também fez o projeto arquitetônico da sede da Embrapa Agrossilvipastoril, a arte faz parte do conceito que deu origem ao Centro de Pesquisa.

“Esta construção é fruto da expressão de um conceito, que é o conceito de integração de pessoas, integração de conhecimento, integração das áreas de ação humana. E a arte também é integrativa na relação humana. Então a gente quis compor todo este ambiente e trazer para dentro da Embrapa a expressão da comunicação artística”, explica Waldow.

Instrumentos antes utilizados para destruição da floresta Amazônica também viraram arte no Centro de Pesquisa. Os “piriquitos”, ganchos acoplados aos tratores para arrastar árvores derrubadas, viraram uma escultura de um mutum, ave nativa do cerrado. Já o correntão, que destruía toda a mata por onde passava, hoje decora a entrada da portaria, fazendo o papel de proteção, em contraste à sua função inicial.

“Esta expressão de arte foi construída coletivamente por pessoas que criaram um conceito em cima daquele instrumento. Aquela arma verde, que tira a tora da mata, passou a representar um elemento de expressão de vida, de alegria, de tranquilidade e também de questionamento”, afirma Tênisson Waldow.

A decoração da Embrapa Agrossilvipastoril também abriu espaço para artesões locais e de outras regiões. De Minas Gerais vieram os lustres em estilo barroco que iluminam a área externa, e alguns espaços internos. De Sinop vieram móveis rústicos feitos pelo artesão Israel Pereira utilizando madeira queimada, raízes e troncos descartados pelas madeireiras.

Tênisson Waldow ainda destaca a construção coletiva desta galeria de arte, que contou com a participação de empregados da Embrapa e também de parceiros externos.

“Teve o ferreiro Baixinho que ajudou muito. É um artesão antigo, que ainda trabalha com a forja do ferro. E também a Cerâmica Roverotto, que nos ajudou no barro e na queima das peças de cerâmica. Existiu toda uma estrutura que contribuiu para fazer isto”, destaca.

Além das obras de arte encontradas por toda a sede da Embrapa Agrossilvipastoril, o local ainda possui um Centro Cultural, onde serão realizadas exposições científicas, culturais e artísticas.

A exposição que inaugura o espaço é uma mostra fotográfica que retrata as diferentes fases da construção do Centro de Pesquisa. As fotos em exibição foram tiradas pelos próprios empregados da Embrapa ao longo dos dois anos da obra.

Toda esta estrutura estará disponível para visitação da sociedade entre os dias 16 e 28 de julho, de segunda a sábado, a partir das 8h. Interessados em conhecer a Embrapa Agrossilvipastoril devem se inscrever previamente pelo e-mail

, informando o nome completo, idade, profissão, e-mail, telefone de contato, se tem necessidades especiais e dia de preferência para a visitação. O mesmo procedimento deverá ser adotado em caso de visita de grupos. Mais informações pelo telefone 66 3211-4223 ou pelo site

.

A Embrapa Agrossilvipastoril fica na Zona Rural de Sinop, na rodovia dos Pioneiros, MT-222, Km 2,5, cerca de dois quilômetros após a entrada do aeroporto.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025