Ciência contribui para desenvolvimento da agricultura, diz Wagner Rossi

06.10.2010 | 20:59 (UTC -3)

“A chave da evolução da agricultura brasileira está na incorporação da ciência por meio das tecnologias que foram surgindo nos últimos anos”. A declaração é do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que participou da abertura Fórum Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária, nesta quarta-feira (6), em Brasília.

 

No encontro, o ministro ressaltou a importância da interação dos pesquisadores brasileiros e africanos para o desenvolvimento de projetos de recuperação das pastagens e melhoria das condições da produção de culturas, como algodão e sorgo. “A África está mostrando rápido processo de modernização, o que representa interesse no aprimoramento das suas condições produtivas, e o Brasil está disposto a contribuir com isso”, enfatizou.

 

Rossi disse ainda que o crescimento da agricultura e da pecuária na última década se deve à capacidade empreendedora do produtor rural brasileiro, que consegue superar adversidades. "Além disso, a produção deixou de ser apenas de subsistência e passou a abastecer diversos países”, destacou.

 

Para o ministro, o fórum África-Brasil é uma medida prática da internacionalização da Embrapa, instituída em setembro deste ano. “Queremos estimular eventos como esse. Além dos africanos, estamos estreitando parcerias com países da América Latina e do Orienta Médio”, acrescentou.

 

No fórum, foram apresentados seis projetos agrícolas, no valor de US$ 3 milhões, selecionados entre os 61 submetidos a avaliação, que serão financiados por organizações internacionais, nos próximos três anos. O encontro segue até esta quinta-feira (7), na Embrapa.

 

Kelly Beltrão

(61) 3218-2203

imprensa@agricultura.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025