Chuvas ficam abaixo da média no Rio Grande do Sul em fevereiro

Condições climáticas favorecem arroz e colheita de uvas, mas afetam lavouras e pastagens

19.03.2026 | 09:11 (UTC -3)
Secretaria de Agricultura, edição Revista Cultivar

O Rio Grande do Sul registrou chuvas abaixo da média histórica em fevereiro de 2026, com exceção da região da Fronteira Oeste. Dados do Comunicado Agrometeorológico da Secretaria da Agricultura (Seapi/RS) indicam desvios negativos de precipitação entre 5 e 100 mm na maior parte do Estado, em comparação à normal climatológica de 1991 a 2020.

Na contramão desse cenário, a Fronteira Oeste apresentou volumes acima da média, com desvios positivos entre 5 e 50 mm, além de registros pontuais no Planalto, Depressão Central e Serra. “Desvios positivos entre 5 e 50 mm ocorreram em grande parte da Fronteira Oeste e em áreas pontuais no Planalto, Depressão Central e Serra”, afirma a pesquisadora Ivonete Tazzo.

As temperaturas médias do ar variaram entre 18°C e 28°C no período. As regiões Oeste concentraram os valores mais elevados, entre 24°C e 28°C, enquanto áreas do Sudeste e Nordeste, como os Campos de Cima da Serra, registraram médias mais amenas, entre 18°C e 22°C. “Os valores de temperatura do ar variaram de próximos a acima da normal em praticamente todo o Estado”, acrescenta Ivonete.

Segundo o levantamento, as condições climáticas impactaram de forma heterogênea as lavouras de soja e milho. Por outro lado, favoreceram outras culturas. A combinação de menor número de dias chuvosos, maior disponibilidade de radiação solar e temperaturas mínimas em níveis adequados contribuiu para o desenvolvimento do arroz, além de acelerar a maturação e a colheita das uvas.

Na pecuária, o cenário climático resultou em irregularidade na oferta de pastagens. Com isso, produtores precisaram ajustar a carga animal no gado de corte e adotar medidas de manejo para reduzir o estresse térmico em vacas leiteiras, buscando minimizar perdas de produção.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp