Projeto DuPont Escola é realizado no município mineiro de Formoso
A semana começou com chuvas esparsas em Mato Grosso e os produtores rurais das regiões atingidas já colocaram as máquinas nas lavouras. Especialmente na região Norte e Oeste, há relatos de retomada da safra 2014/15, mas ainda a passos lentos. De acordo com as previsões da Somar Meteorologia, na quarta (22) e quinta (23) há previsão de pancadas de chuva no estado e altas temperaturas.
O delegado-coordenador da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) em Nova Mutum, Emerson Zancanaro, informou que a precipitação foi pouca e o plantio não voltou de forma generalizada. “Choveu pouco, entre 5mm e 15mm em algumas regiões, o que inviabiliza o plantio”, comenta. Na cidade vizinha de Santa Rita do Trivelato, segundo Zancanaro, as máquinas também estão paradas.
Em Diamantino, na região Oeste, o plantio ainda é tímido. De acordo com Altemar Kroling, delegado-coordenador da Aprosoja-MT no município, parte dos produtores estão conseguindo plantar, mas as chuvas são insuficientes. “Na nossa propriedade, em particular, nem começamos o plantio ainda. Choveu apenas 14mm e não temos como trabalhar”, conta.
A Somar Meteorologia informa que o retorno gradual das chuvas ocorre a partir de novembro, associado às frentes frias. Para o verão, o clima não deve comprometer a fase de desenvolvimento vegetativo das plantas, afirma o boletim da empresa meteorológica.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura