Pesticidas ilegais são apreendidos em propriedade no RS
Fiscais e policiais encontram produtos escondidos em tanque; valor estimado é de R$ 100 mil
O excesso de chuvas registrado em junho de 2025 provocou atraso na semeadura do trigo no Rio Grande do Sul. Em algumas regiões, os volumes acumulados ultrapassaram os 300 mm, com destaque para Sobradinho, onde foram registrados 629,2 mm no mês, segundo o Comunicado Agrometeorológico 88 da Secretaria da Agricultura do Estado (Seapi).
A umidade excessiva no solo dificultou a implantação das lavouras e contribuiu para uma estimativa de redução de 10% na área cultivada, de acordo com a Emater/RS. Os dados foram compilados pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA/Seapi), com base nas estações meteorológicas do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apesar de não atingirem a mesma magnitude das enchentes de maio de 2024, as chuvas de junho também causaram transtornos, especialmente nas Bacias Hidrográficas do Uruguai, Guaíba e Litorâneas. A maior parte dos desvios de precipitação ocorreu na porção Norte do estado.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura