Chuvas batem recordes no mês de novembro em SC

24.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

Dados coletados pelas estações meteorológicas da Epagri/Ciram indicam recordes históricos de chuvas no mês de novembro nas cidades de Blumenau, Indaial, Joinville, Itajaí e Florianópolis. Em Joinville o acumulado de chuvas em novembro já chegou a 869,6 mm, índice que é quase o dobro do verificado na cidade em 2006, quando choveu 444,1 mm no penúltimo mês do ano. Segundo a coordenadora do setor de previsão de tempo e clima da Epagri/Ciram, Maria Laura Rodrigues, a média normal de chuvas nesse mês fica em torno de 150 mm.

Previsão para os próximos dias

A equipe de meteorologistas da Epagri/Ciram prevê queda na quantidade de chuva nos próximos dias, numa melhora do quadro em relação às últimas horas. Permanece o indicativo de chuvas, porém com menor intensidade, principalmente entre a região da Grande Florianópolis e o Litoral Norte de Santa Catarina. A tendência de chuva é mais forte entre hoje e amanhã, com possibilidade de melhora a partir de quarta-feira e presença de muitas nuvens, sem descartar a chance de abertura de rápidos períodos de sol. Até o final da manhã os meteorologistas vão divulgar boletim com a previsão detalhada para os próximos dias.

Recordes

Embora ainda restem sete dias para o fim do mês já se pode dizer que, historicamente, nunca choveu tanto em novembro em algumas cidades do Estado, principalmente nas localizadas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Em Florianópolis já choveu em novembro 564,7 mm, onde também foi batido o recorde de chuvas no período de 24 horas, com 160,1 mm medidos no dia 23. Segundo os dados da Epagri/Ciram, a última vez que choveu tanto num mês de novembro na capital foi em 2006, mesmo assim naquela data o acumulado chegou a 368,2 mm.

Em Indaial também houve quebra de recorde de chuvas em 24h, com um índice de 119,9 mm. Nesta cidade já choveu em novembro 505,6 mm. O último recorde era de 313,1 mm medidos em 1997. Em Blumenau, onde o quadro de enchentes e deslizamento é bastante grave, já choveu em novembro 341,5 mm, que bateu o último recorde medido pela Epagri/Ciram neste mesmo mês, que foi de 167,2 mm em 2006 (os dados nessa cidade são coletados pela Epagri/Ciram desde 1997). Em Itajaí, mais um recorde, com um total de chuva medido até agora de 387,9 mm para novembro, contra 297,4 medido em 2003 (base histórica desde 1980).

De acordo com Maria Laura Rodrigues, no período 72 h, compreendido entre sexta a domingo, choveu entre 400 e 500 mm na região localizada entre o Vale o Itajaí e o litoral Norte do Estado. Na região da Grande Florianópolis, só entre sábado e domingo, choveu entre 200 e 300 mm. A meteorologista da Epagri/Ciram explica que os meses de primavera e verão são tradicionalmente chuvosos, porém desde o ano 2000 vinham ocorrendo muitos episódios de estiagem. A última primavera com grandes índices de chuva no Estado aconteceu no ano de 1997.

Plantão

E equipe de meteorologistas da Epagri/Ciram trabalhou em regime especial de plantão desde sábado, quando o Diretor Técnico da Epagri, Edson Silva, suspendeu o descanso semanal desses profissionais, convocando-os para o trabalho emergencial. Os técnicos permaneceram na sede da Epagri, em Florianópolis, das 6h às 24h no sábado e domingo, mantendo-se em alertas para convocações via celular durante a madrugada. No domingo e na segunda-feira um meteorologista da equipe permaneceu na sede da Defesa Civil de Santa Catarina para repassar pessoalmente as orientações e informações necessárias.

Edson Silva representou a Epagri/Ciram na Reunião do Grupo de Ações Coordenadas, realizada na tarde de sábado. Foram repassadas as informações de previsão para os próximos dias, além dos prejuízos causados na agricultura dos municípios atingidos pelas chuvas. Silva também colocou à disposição da Defesa Civil cinco botes da Epagri, que foram deslocados para trabalhos de socorro na região do Vale do Itajaí.

Gisele Dias

Epagri/Ciram

Márcia Sampaio

Epagri/Florianópolis

48 3239-5503

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025