CNA defende votação do Código Florestal como para regularizar situação no campo
O chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul de Bagé, Alexandre Varella esteve no gabinete do deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), nesta quarta-feira (24), em Brasília. Ele estava acompanhado do assessor parlamentar da Embrapa, Walmir Luiz Gomes. O encontro teve como objetivo agradecer o apoio que o deputado já concedeu à unidade, bem como, apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos.
Na oportunidade, Varella comentou que a Embrapa tem contribuído para fortalecer a cadeia produtiva da pecuária de corte, de leite e ovinocultura brasileira. Ele observa que a empresa desenvolve outros projetos como o Programa de Boas práticas agropecuárias; Forrageiras; projeto Alto Camaquã e outros de grande relevância para a pesquisa nacional.
O chefe da Embrapa aproveitou o encontro para agradecer o apoio que Hamm concedeu à unidade com indicação de emenda para atender os projetos do setor leiteiro, especialmente desenvolvidos na região da Campanha. O recurso foi utilizado para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento para a competitividade e sustentabilidade das cadeias de produtos de origem animal, desenvolvimento de tecnologias da pecuária leiteira e incluindo a aquisição de matrizes para a unidade de pesquisas de Bagé. A Embrapa desenvolve o projeto “Sistemas pastoris de produção de leite: avaliação da adequação dos biótipos a sistemas com diferentes graus de intensificação”.
Varella salientou que o recurso indicado por Hamm beneficiou no crescimento do projeto que envolve o gado leiteiro, na área genética e nutrição. Ele acrescentou que o trabalho em bovinocultura de leite tem como propósito o aprimoramento de tecnologias que permitam a produção de leite de qualidade em sistema de base pastoril, garantindo a sustentabilidade dos sistemas produtivos.
O parlamentar destacou que no Congresso Nacional tem defendido as questões relacionadas à Embrapa. Recentemente, defendeu no plenário da Câmara dos Deputados, a aprovação da Medida Provisória 504/10, que permite ao governo criar escritórios da Embrapa no exterior. “A aprovação dessa medida significa situar a agricultura brasileira e a tecnologia no contexto internacional”, comenta.
Durante a reunião, Hamm sugeriu a Varella à elaboração de um projeto de pesquisa integrada com a pecuária de corte e leiteira com a olivicultura. “A proposta é importante dentro do eixo da carne de qualidade, a integração do desmame de terneiros de corte e leite com o cultivo de oliveiras, se traduzindo em uma nova atividade econômica”, salientou.
Na oportunidade, Afonso Hamm também recebeu o convite de Varella para participar no dia 22 de março, às 10h, da cerimônia de posse na Embrapa Pecuária Sul, quando oficialmente estará assumindo o cargo de chefia geral.
Márcia Godinho Marinho
Assessoria de Imprensa do Deputado Afonso Hamm
(61) 3215-5604
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura