Charolês se prepara para consolidar posições na Expo Londrina

11.01.2011 | 21:59 (UTC -3)

A genética Charolês investe na crescente área de cruzamentos industriais na região Norte do Paraná, estendendo-se por outras partes daquele estado e também dali para o Centro Oeste brasileiro. Neste ano, a novidade é a modernização do gado Charolês, e com isso o retorno de demanda por reprodutores e especialmente a enorme motivação dos criadores da raça. É o que revela o presidente do Núcleo de Charolês do Norte do Paraná, selecionador Carlos Henrique da Silva, proprietário do Rancho VCL, em Londrina, PR.

 

“Agora que já está consagrado no mercado brasileiro o novo “Charolês Funcional”, estamos voltando a ocupar todos os espaços da pecuária de resultado, com destaque ao setor de curzamentos industriais, onde o Charolês sempre foi líder”, garante o dirigente.

Carlos Henrique, que conta com total apoio da Associação Brasileira de Criadores de Charolês e da Sociedade Rural do Paraná, desde a última Expointer está trabalhando para retomar o sucesso do Charolês na Expo Londrina, a partir deste ano. “Vamos mostrar na pista de julgamento o que é fêmea e touro de primeira linha para multiplicar carcaças de qualidade para produção de carne e também vamos fazer um leilão de cruzados que deverá ser a maior sensação da feira”, promete Carlos Henrique.

 

Visita durante a Expointer

Pois justamente já trabalhando na promoção do Charolês na Expo Londrina é que um grupo de dirigentes da Sociedade Rural do Paraná – SRP, capitaniado pelo presidente do Núcleo de Charolês do Norte do Paraná, criador Carlos Henrique da Silva, esteve em visita à Casa do Charolês, durante a Expointer 2010.

 

Já naquela ocasião o grupo buscava estreitar relações com a nova direção da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês), então recém eleita, e com os principais criadores da raça, presentes na Expointer, sempre com vistas à Expo Londrina.

A delegação, na Expointer 2010, estava formado pelo presidente da Sociedade Rural do Paraná (ARP), Gustavo de Andrade Lopes; pelo Diretor de Atividade Pecuária e Melhoramento Genético da SRP, Célio Arantes Heim e pelo Diretor de Relações Internacionais da SRP, Paulo Roberto de Oliveira Vilela Filho.

 

Foram recepcionados pelo presidente eleito da ABCCharolês, Joaquin Villegas, pelo ex-presidente da entidade, Jamil Deud Jr, pelo criador André Berta e pelo diretor da associação, Augusto Mascarenhas de Souza.

 

“Eles estão realizando um trabalho consistente na promoção do Charolês na Expo Londrina 2011 e visam incrementar ainda mais um trabalho de aproximação com os criadores gaúchos, perseguindo a meta de aumentar em muito o número de expositores e de animais puros e cruzados da raça Charolês naquela importante mostra”, informa o presidente da ABCCharolês, Joaquin Villegas.

 

“O Charolês é imprescindível num projeto de produção de carne de qualidade, que com certeza é capaz de remunerar bem melhor o pecuarista, criador da raça”, afirma Carlos Henrique da Silva.

 

“As metas deles são também as nossas”, sintetiza Joaquin Villegas, apostando forte no trabalho da nova direção do Núcleo de Charolês do Norte do Paraná e também na motivação dos criadores de Charolês Brasil afora, que bem sabem da importância da presença com seus animais na badalada e muito bem organizada Expo Londrina.

 

Veja as datas

A Expo Londrina, que terá em 2011 sua 51ª edição, será de 7 a 17 de abril.

Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas no departamento comercial da SRP, pelo telefone (43) 3378-2060, com Vânia, ou diretamente no Núcleo de Charolês do Norte do Paraná, pelos fones (43) 3325-7079 ou (43) 9919-1645.

 

Fonte: Charolês Online

(55) 3222-7822

charoles@charoles.org.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025