Charolês presente na Expo de Alegrete/RS

09.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

A diretoria e corpo técnico da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês) programou ações para quarta-feira (14/10), durante a 67ª Exposição Agropecuária de Alegrete/RS.

O evento se realiza de 12 a 18 de outubro, no parque de exposições da cidade.

“Alegrete é uma das mais importantes praças de pecuária e de gado rústico, de produção, do Sul do Brasil”, aponta o presidente da ABCCharolês, selecionador Jamil Deud Júnior.

Tourada “funcional” da Santa Tecla

Titular da Cabanha Santa Tecla, em Clevelândia, no Paraná, Jamil Júnior virá ao RS para atuar como jurado de classificação da raça Charolês em Alegrete, onde estará acompanhado de diretores da associação da raça como Augusto Mascarenhas, André Corrêa Berta, Joaquim Francisco da Costa e Eldomar Kommers, entre outros.

Destaque na mostra para o conjunto de animais que estarão sendo apresentados pela tradicional Estância Sá Brito, propriedade dos selecionadores Adolpho e André Gomes.

Os campeões Charolês serão conhecidos até o final da manhã da quarta-feira (14), quando em almoço promovido pela Estância Sá Brito e ABCCharolês, o dirigente, Jamil Júnior, falará sobre os êxitos que vem sendo alcançados pelo projeto CHAROLÊS FUTRURO & GRANDEZA, criado para a promoção do novo biótipo do Charolês Funcional.

LEILÃO

Também na quarta-feira, porém a partir das 18 horas, a Estância Sá Brito estará realizando, no Sindicato Rural de Alegrete, a 53ª Venda Anual de Reprodutores da raça.

Na oferta deste ano, a qualificada cabanha oferta em pista 40 touros FL FL e FL mochos e aspados da produção de 2006 e 3 touros PO mochos nascidos em 2007.

Sob o comando de Adolpho Guerra Gomes e de seu filho, o veterinário e selecionador André Plastina Gomes, como faz há 53 anos, a Estância Sá Brito, de Alegrete, RS, aposta no trabalho de aprimoramento da raça.

“Somos uma empresa rural que faz pecuária de ciclo completo. E há muitos anos a raça Charolês foi introduzida na Sá Brito, com a finalidade de produzir animais mais rústicos e com maior capacidade de aproveitamento das forragens existentes nos nosso campos nativos”, lembra André Gomes. Segundo ele, com mais de meio século de seleção em Charolês, a Sá Brito trabalha com um rebanho registrado que hoje conta com mais de 250 ventres.

“No ano de 1970 foi introduzida a Inseminação Artificial e sempre procuramos usar os melhores reprodutores disponíveis no mundo, franceses, norte-americanos, canadenses, ingleses e também brasileiros”, destaca o técnico.

Com mais de 32 anos de avaliação genética através do Promebo, método objetivo de seleção que é utilizado na Sá Brito para qualificar a produção, a cabanha visa oferecer ao mercado um touro testado, o que será a garantia do aumento da produção de qualquer sistema da pecuária moderna. “Nosso catálogo contém informações das DEPs de nascimento, desmama, final e conformação”, aponta André Gomes, que também é ativo integrante do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 55.9976.5992 ou 55.3422.1394.

Outras informações: ABCCharolês - 55.3222.7822 /

Fontes: ABCCharolês e Agência Ciranda – 51.3231.6210

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025