Charolês fecha o ano com evento no RS

05.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

Técnicos e criadores de Charolês terão a oportunidade de participar do já tradicional evento de final de ano da raça, composto por Reciclagem Técnica e Dia de Campo, que a Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês) estará promovendo nos dias 12 e 13 de dezembro próximo, na cidade gaúcha de Santa Maria, na região central do Estado.

“Este é o tradicional evento de final de ano de nossa raça, que tem vindo num crescendo nos últimos anos, e considerando as novidades especialmente deste ano, com a consagração do novo biótipo do Charolês, a expectativa é que nesta edição seja ainda maior a participação dos criadores e de técnicos gaúchos e de outros estados brasileiros”, define o atual presidente da ABCCharolês, Jamil Deud Júnior.

Para ele, o sucesso da genética Charolês principalmente nos cruzamentos industriais está aproximando novos investidores e criadores do Charolês. “Nunca estivemos distantes, mas agora mais do que nunca caminhamos rumo ao sucesso tanto nas pistas de julgamentos e remates, como nas plantas dos principais frigoríficos nacionais”, revela o dirigente.

As palestras e respectivos debates estão programados para o dia 12, no Hotel Continental (Rua Benjamin Constant, 1209, centro de Santa Maria). E o Dia de Campo acontece no dia 13, na Cabanha Santo Izidro, em Dilermando de Aguiar, próximo a Santa Maria.

PROGRAMAÇÃO

Dia 12/12 (sexta-feira)

- 13h30min – Abertura dos trabalhos, pelo presidente da ABCCharolês, Dr. Jamil Deud Júnior

- 14h – Palestra: O BOI QUE O MERCADO QUER x O MERCADO QUE O SEU BOI QUER – por Dr. Mário Saraiva Gomes de Macedo – Diretor de Compra de Gado do Frigorífico Mercosul

- 15h30min - Palestra: O CHAROLÊS NO BRASIL – Engº Agrº Eldomar Renato Kommers – Gerente Operacional da ABCCharolês

- 16h - Mesa Redonda – AS ATUALIZAÇÕES NAS AVALIAÇÕES GENÉTICAS DO PROMEBO – Dr. Leonardo Talavera Campos – Coordenador do PROMEBO

Coordenador: DR. Jorge Renato de Campos Abreu – Presidente do Conselho Técnico da ABCCharolês

Dia 13/12 (sábado)

Manhã e tarde: Dia de Campo na Cabanha Santo Izidro

Apresentação do trabalho e plantel da cabanha, por seu diretor Dr. Augusto Mascarenhas de Souza, também integrante da diretoria da ABCCharolês.

Na ocasião o ex-presidente e atual coordenador do Colégio de Jurados da ABCCharolês, veterinário Dr. José Carlos Dorneles, fala sobre o novo biótipo do gado Charolês e coordena uma simulação de julgamentos de classificação de animais Charolês, com a participação dos técnicos credenciados pela ABCCharolês.

Atenção: para o Dia de Campo, haverá um micro-ônibus com saída marcada para as 7h30min do Hotel Continental.

Fontes: Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês) e Agência Ciranda – 51.3231.6210

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025