Geoprocessamento trabalha estudos de mudanças climáticas e distribuição espacial e temporal de doenças e pragas de plantas
O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) concluiu as auditorias do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja safra 2012/2013 em maio e anunciará os vencedores desta edição no dia 27 de junho, em Cascavel, no Paraná. Junto com a premiação acontecerá o IV Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja, que apresentará alguns dos temas mais relevantes para a soja no País, além de revelar as técnicas de cultivo inovadoras adotadas pelos sojicultores brasileiros que alcançaram as máximas produtividades.
O Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja, realizado pelo CESB em parceria com a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec) e com a Faculdade Assis Gurgacz (FAG), terá como temáticas principais, nesse ano, o mercado brasileiro e mundial de soja, o papel do Brasil nesse contexto, as perspectivas para o país, além de discutir também temas desenvolvidos recentemente e os resultados e técnicas inovadoras adotadas pelos campeões do Desafio 2012/2013. Durante o evento, serão realizados debates que possibilitarão aos produtores e técnicos trocarem experiências e compreenderem mais detalhadamente as técnicas produtivas mais eficientes para o cultivo da leguminosa.
“O CESB busca incentivar os sojicultores a usarem a criatividade e inovarem nas técnicas de cultivo, para que outras práticas sejam descobertas e contribuam para o aumento da produtividade de soja no país”, explica Orlando Carlos Martins, presidente do CESB. “O Fórum Nacional faz parte da nossa missão de discutir e apresentar temas relevantes para o desenvolvimento da soja no país, além de disseminar técnicas e métodos bem-sucedidos e ainda reconhecer os esforços dos campeões do Desafio”, destaca.
Na edição deste ano, 1.198 áreas, distribuídas por mais de 300 municípios, em 15 estados brasileiros estão concorrendo ao Desafio. Além disso, houve uma ampliação das categorias de premiação na Safra 2012/2013, com a inclusão dos campeões municipais (soja irrigada e não irrigada), de municípios que tiverem cinco ou mais inscritos. Os campeões são compostos pela dupla de produtor e consultor técnico. As outras categorias são as seguintes:
Soja Irrigada: Campeão Nacional
Soja não irrigada: um campeão do Sul; um campeão do Sudeste; um campeão do Centro-Oeste e um campeão do Norte-Nordeste.
Soja irrigada e não irrigada: um campeão estadual para cada estado representado no Desafio.
O campeão nacional de soja irrigada e os quatro campeões regionais de soja não irrigada receberão como prêmio, uma viagem técnica aos Estados Unidos, de 4 a 11 de agosto, onde, entre outras atividades, visitarão culturas de soja de alta produtividade, centros de pesquisas e universidades. Os campeões de todas as categorias receberão um certificado do CESB e passarão a ser reconhecidos em seus municípios e estados como referências em produtividade de soja no país.
Atualmente, o CESB é composto por 16 membros e oito entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Pioneer, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem e Instituto Phytus.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura