Cesb anuncia adição de novos especialistas em seu quadro de membros

Barbara Sentelhas e Renato Seraphim passam a integrar board composto por grandes nomes da sojicultura nacional

02.04.2024 | 13:38 (UTC -3)
Rodrigo Capella
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Com o objetivo de intensificar a atuação em áreas importantes para a sojicultura nacional, como a climatologia e a tecnologia, o Comitê Estratégico Soja Brasil acaba de anunciar a entrada da engenheira agrônoma Barbara Sentelhas (à dir.), agrometeorologista CEO da Agrymet, e do engenheiro agrônomo Renato Seraphim (à esq.), CEO da Ciarama Máquinas Agrícolas, em seu quadro de membros efetivos.

Bárbara destaca que a sua chegada ao comitê é muito significativa, tanto em aspectos profissionais, quanto pessoais. "É uma honra fazer parte de um grupo tão renomado que compõe o board atual do Cesb. Ocupar a cadeira que pertencia ao meu pai é motivo de muito orgulho e com certeza um marco na minha carreira", enfatiza. 

De acordo com Seraphim, o Cesb é a maior plataforma de disseminação de conhecimentos e boas práticas sobre a soja no Brasil, e sua entrada no Comitê é um momento especial. "Eu fui um dos idealizadores e criadores do Cesb. A minha chegada é, então, uma espécie de reconhecimento ao legado", destaca. 

Contribuições para o Cesb  

Bárbara espera contribuir com o Cesb, principalmente, no que diz respeito às condições climáticas. "A ideia é explorar mais a fundo o impacto do clima na produtividade da soja, além de auxiliar no entendimento de estratégias para mitigação de riscos climáticos, em decorrência de eventos extremos e das mudanças climáticas”, diz ela, que espera contribuir também para a divulgação do trabalho executado pelo comitê a fim de que mais pessoas conheçam e queiram participar da iniciativa. 

Já Seraphim acredita que passaremos por um período de maior necessidade de racionalização de custos e de investimentos na sojicultura do Brasil. "Tenho certeza  de que a tecnologia nos ajudará nessa nova fase. Vamos fortalecer a disseminação dessas tecnologias e auxiliar os agricultores a serem mais eficientes, mais rentáveis e mais sustentáveis", conclui. 

Bárbara Faria Sentelhas é Engenheira Agrônoma pela Esalq/USP (2016), Especialista em Gestão de Negócios e Empreendedorismo, CEO da Agrymet e Cofundadora do Agrymetric.

Renato Cesar Seraphim é Engenheiro Agrônomo, formado pela Unesp Jaboticabal (SP), pós-graduado em Marketing pela FGV e possui diversas especializações em agronegócio. É atualmente CEO da Ciarama Máquinas John Deere.

O Cesb é composto por 19 membros especialistas e 23 organizações patrocinadoras que acreditam e contribuem para o avanço sustentável dos mais altos índices de produtividade de soja no Brasil, são elas: BASF, Bayer, Syngenta, Jacto, Alltech, Atto Sementes, Bioma, Brasmax, Corteva, Eurochem FTO, Ferticel, ICL, Koppert, Mosaic, Stoller, Sumitomo Chemicals, Timac Agro, TMF, Ubyfol, UPL, Yara, Elevagro e IBRA. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024