Certificação seleciona bovinos de alta produtividade

30.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

O Brasil tem mais de 15 mil touros que receberam, em 2008, o Certificado Especial de Identificação e Produção (Ceip), documento emitido por instituições credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O certificado é concedido aos bovinos de corte de alta performance, conforme necessidade do mercado por animais mais qualificados em produção, produtividade e qualidade da carne.

Para o coordenador de Produção Integrada da Cadeia Pecuária, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), do Ministério da Agricultura, Felipe Corrêa, o rigor no processo de seleção permite que apenas 20% dos machos e fêmeas recebam o certificado, que é garantido apenas aos projetos pecuários de melhoramentos reconhecidos. “Com a entrada de bovinos com superioridade no mercado, garantimos melhores animais para o abate e, com isso, atendemos as exigências dos mercados nacionais e internacionais”, assegurou.

Certificado - Atualmente, 17 empresas de genética bovina atuam com autorização para emissão do Ceip. O Ministério da Agricultura é o responsável pela aprovação de credenciamentos dos colaboradores e fiscalização do projeto, que deve atender os rígidos parâmetros de seleção indicados. Para se tornar apta a emitir o Ceip, a instituição deve atender a legislação atual.

Fonte e informações adicionais: Mapa -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025