Ceres Sementes apresenta viabilidade do Sorgo de Alta Biomassa Blade no Brasil

31.10.2014 | 21:59 (UTC -3)

O gerente executivo de vendas da Ceres Sementes do Brasil, Wagner Seara, participa no período de 3 a 5 de novembro da edição 2014 do fórum World Biomass Power Markets Brasil. O tema do executivo será A biomassa do Sorgo Blade: uma alternativa para somar aos negócios de bioenergia no Brasil. Seara focalizará as variedades Blade® disponíveis para o mercado brasileiro e os bons resultados já obtidos com o cultivo e processamento do produto, bem como perspectivas para o futuro.

O poder calorífico dos híbridos Alta Biomassa Blade, informa a empresa, superaram o da cana-de-açúcar em testes comparativos na última safra. A produtividade média variou de 26 a 34 toneladas/ha a 50% de umidade, dependendo da região, chegando a até 47 toneladas por hectare, também a 50% de umidade.

Estudos da empresa atestam ainda que o custo total de produção dos híbridos Blade® de Alta Biomassa situa-se entre R$65 e R$85 por tonelada, a 50% de umidade, entregue na Usina (CIF) considerando a distância de 20km. O poder calorífico útil (PCU) medido, a 50% de umidade, ressalta Seara, atingiu o significativo patamar de 1829 Kcal/Kg.

“A vantagem competitiva do sorgo de alta biomassa é confirmada a cada safra”, reforça Wagner Seara. “No cenário de energia elétrica atual, a biomassa de sorgo Blade traz uma oportunidade adicional às empresas que operam caldeiras de biomassa e pretendem fornecer energia elétrica ao grid da ANEEL. Sorgo Biomassa Blade pode ainda ser aplicado a todos os tipos de caldeiras, respeitando as características técnicas do produto e pequenos ajustes básicos. Há também a opção de mistura desse sorgo aos demais tipos de biomassa”, antecipa o executivo palestrante.

Fundada nos Estados Unidos em 1996, a Ceres Sementes chegou ao Brasil há cerca de quatro anos. A empresa tem exclusividade em um dos maiores bancos de germoplasma de sorgo do mundo e trouxe todo o processo de melhoramento para o Brasil visando ganhos na cultura, ajustando os produtos de acordo com as condições de cultivo das diversas regiões do país.

O fórum World Biomass Power Markets Brasil acontecerá no Hotel Tívoli, na cidade de São Paulo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025