Ceres Sementes apresenta tecnologia para elevar produção do etanol

24.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Ceres Sementes do Brasil apresenta nesta sexta-feira (27), na capital Goiânia, sua diretriz tecnológica centrada na produção de etanol de sorgo sacarino no Brasil. O gerente geral da empresa no País, William Burnquist, fala às 14h40min, no Oitis Hotel, aos participantes do 22º Encontro do Grupo de Estudo para Maximização das Eficiências Agroindustriais do Setor Sucroalcooleiro (GEMEA).

O cultivo e o processamento de sorgo sacarino, em resumo, permitem manter a produção de etanol combustível em plena entressafra da cana-de-açúcar, graças ao emprego de sementes de última geração dessa cultura energética que apresenta várias semelhanças com a cana-de-açúcar.

Burnquist, que durante mais de 30 anos atuou como pesquisador da área de cana-de-açúcar, tendo se tornado num dos mais respeitados profissionais do País, assinala que o etanol de sorgo sacarino constitui tecnologia complementar à cultura canavieira. O sorgo sacarino, diz o executivo, permitirá que no curto prazo a produção de etanol seja elevada em relação aos padrões atuais, em linha com as aspirações do setor sucroenergético.

“O sorgo viabiliza uma escala rápida de produção por permitir o uso da infraestrutura já instalada nas usinas”, assinala. Segundo ele, para a extração do etanol combustível de sorgo nenhuma alteração se faz necessária na logística, nem nos equipamentos, tradicionalmente empregados na colheita e na moagem dessas empresas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025