Agro CFM indica o passo a passo na hora da compra de touros Nelore
A Ceres Sementes do Brasil apresenta nos dias 27 e 28 de junho, no VI Workshop Agroenergia/Matérias-Primas, a visão estratégica da empresa quanto ao potencial do sorgo sacarino no mercado sucroenergético brasileiro. O evento promovido pela APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - e pelo IAC – Instituto Agronômico – terá participação do gerente geral da Ceres Sementes, William Burnquist, que fará uma apresentação intitulada O Sorgo Sacarino como cultura complementar à cultura da Cana-de-Açúcar.
De acordo com o executivo, o sorgo sacarino e a cana-de-açúcar apresentam várias semelhanças. A principal diferença reside no ciclo reprodutivo do primeiro, que é de até 120 dias e acontece exatamente no período de entressafra da segunda, entre os meses de novembro e abril.
“O etanol de sorgo sacarino deve ser encarado hoje como uma tecnologia complementar, que no curto prazo é capaz de responder às aspirações do setor quanto ao aumento da produção do biocombustível”, salienta Burnquist. “O sorgo viabiliza uma escala rápida de produção por permitir o uso da infraestrutura já instalada nas usinas”, enfatiza. Segundo ele, para a extração do etanol combustível de sorgo nenhuma alteração se faz necessária na logística, nem nos equipamentos, tradicionalmente empregados na colheita e na moagem dessas empresas.
O executivo acrescenta ainda que várias usinas brasileiras já aderiram à tecnologia da Ceres Sementes, e estudam aumentar sua área cultivada com sorgo sacarino nos próximos anos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura