Centro de Distribuição de Peças CNH será referência mundial em logística, diz empresa

03.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

A Case New Holland (CNH) constrói o maior Centro de Distribuição de Peças da América Latina e um dos mais modernos do mundo, em Sorocaba/SP.

Segundo a empresa, o empreendimento vai contar com o que existe de mais eficiente em termos de logística e distribuição baseado no conceito de World Class Logistics (Classe Mundial em Logística), no qual se busca atingir os mais altos níveis de excelência.

Com área total de 125 mil metros quadrados e área construída de 56 mil metros quadrados, podendo chegar a 76 mil metros quadrados, a estrutura foi planejada para alcançar a maior rapidez operacional em toda a cadeia logística, desde o fornecedor até o cliente final, em mais de 300 pontos da América Latina. O investimento total previsto até 2011 – que engloba também a reativação da fábrica da Case no local – será de R$ 987 milhões.

A estruturação como World Class Logistics tem entre seus principais pilares a segurança de trabalho, a excelência no serviço ao cliente, a melhoria contínua, o controle de qualidade e a organização das áreas de trabalhos. Para que esses objetivos fossem alcançados, uma série de investimentos e pesquisas foram feitas se espelhando nos principais CDs da Europa e Estados Unidos.

A capacidade de estocagem é de 180 mil locações, com possibilidade de expansão para 250 mil. Para dar conta de tudo isso com a devida agilidade, novos softwares de ponta estão sendo implantados. Um deles consiste em um novo sistema de entrada de pedidos, planejamento e compra de peças. Este sistema integra todos os depósitos de peças da CNH no mundo, o que garante maior agilidade na disponibilização de peças para os clientes finais.

Em termos de maquinário, o principal investimento foi em máquinas denominadas "vertical shuttle" (também conhecidas como carrosséis) que garantem a separação das peças com velocidade muito superior a média obtida em CDs comuns. Também foi investido em tecnologia de rádio frequência e etiquetas de código de barras, por exemplo.

O CD de Sorocaba também segue a tendência mundial de automação inteligente. Toma-se muito cuidado com grandes automações em função de alto custo e benefícios pouco efetivos, destaca a empresa. "A principal ferramenta que usaremos será o WCL com o seu pilar de Work Place Organization (Organização das Áreas de Trabalho) onde aplicaremos todos os conceitos "lean" de eliminação de perdas, ou seja, eliminando tarefas que não agregam valor ao processo e com isso acreditamos obter ganhos expressivos em produtividade", afirma José Roberto Manis, gerente de Logística e Distribuição de Peças de Reposição.

Para que essa eficiência dos processos internos chegue ao consumidor final, foram firmados novos contratos para os serviços de transportes das peças. Por exemplo, um novo sistema de roteirização de entregas será implantado, identificando os eventuais problemas e corrigindo-os. A combinação destes fatores vai garantir um ganho substancial na entrega das peças aos clientes finais.

Todos os pontos da América Latina vão se valer dos investimentos feitos no CD, inclusive no que diz respeito à exportação. O novo processo vai propiciar documentações mais precisas, que evitam a perda de tempo nas alfândegas, além de um tratamento fitossanitário mais adequado que garante aprovação imediata pelos órgãos importadores.

A empreitada também visa à certificação de "Green Building", ou "Prédio Verde", que atesta o Centro de Distribuição como uma construção e um empreendimento ambientalmente responsável. Para alcançar esta certificação, estão sendo cumpridos todos os pré-requisitos estabelecidos pelo USGBC (United States Green Building Council), que passam pelo uso de materiais de construção certificados, uso de energia solar para aquecimento da água do chuveiro dos vestiários, sensores de luminosidade para reduzir o consumo de energia elétrica, reutilização de água de chuvas para irrigação de jardins, descarga de vasos sanitários e abastecimento de caixa d'água do Sistema de Proteção Contra Incêndio.

Este centro de Sorocaba, que conta com 300 empregados com previsão de ampliar este quadro para 450 até 2012, vai trabalhar na distribuição de peças das quatro marcas da CNH– New Holland Agriculture, Case IH, New Holland Construction e Case Construction – além de peças Iveco, fabricante de veículos pesados do Grupo Fiat.

Fonte: Página 1 - 41 3018 3377

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025