Centro de Avaliação de Touros Nelore Qualitas é inaugurado em Goiânia

23.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

Foi inaugurado no dia 20 de agosto, em Goiânia (GO), o Centro de Avaliação de Touros Nelore Qualitas. Uma iniciativa pioneira realizada entre a Qualitas Agronegócios, os criadores do Programa Nelore Qualitas e a Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG). A parceria conta com o apoio da Alta Genetics, Guabi Nutrição Animal e Pfizer Saúde Animal. O evento foi aberto a pecuaristas integrantes do Grupo Nelore Qualitas, representantes das empresas parceiras, profissionais do setor e estudantes.

Juliano Fernandes, professor adjunto da EV/UFG e coordenador do projeto, explicou que a pretensão do CAT é levar tecnologia e mais conhecimento para o produtor e contribuir com upgrades na pecuária. Para alcançar os objetivos propostos mais de R$ 3 milhões serão investidos no projeto durante os próximos 10 anos, prazo determinado para durar a parceria.

Durante a cerimônia de inauguração, Leonardo Souza, diretor da Qualitas Consultoria, falou sobre a importância dos experimentos, que têm como principal objetivo favorecer os pecuaristas. “Nosso foco é abater boi nelore mais cedo, dentro das especificações da indústria frigorífica para o produtor obter uma remuneração melhor”, enfatiza. “É preciso instrumentalizar o produtor para que tenha melhores condições de negociação junto frigorífico”, reforça Émerson Moraes, também diretor da consultoria.

Fazem parte do projeto, dois experimentos: Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros e Avaliação da Qualidade de Carcaça de animais da raça nelore. Nesta primeira fase, foram selecionados 233 animais, provenientes do Programa de Melhoramento Genético Nelore Qualitas. Desse total 120 são touros com alto valor genético da safra 2008 do Programa e visa a identificação de reprodutores com maior potencial de produção de carne e menor ingestão de alimentos. E destes 120 touros serão selecionados os 15 melhores que farão parte da bateria de touros para Teste de Progênie no programa de melhoramento. Os demais estão sendo analisados em regime de confinamento, durante 105 dias. Os touros serão comercializados em um Shopping que começará no Dia de Campo Nelore Qualitas e no final do teste os bois serão abatidos para avaliação das características das carcaças (gordura, rendimento e maciez da carne).

Dia de Campo Nelore Qualitas

Os resultados dos experimentos realizados no Centro de Avaliação de Touros serão demonstrados no Dia de Campo Nelore Qualitas, que acontece no dia 17 de setembro, durante a semana do Interconf (Conferência Internacional de Confinadores) em Goiânia (GO). Na programação serão realizadas palestras com o especialista em melhoramento genético Danie Bosman (África do Sul) e com o presidente da Australian Society of Animal Production e também especialista em eficiência alimentar, Robert Herd.

O evento é aberto para profissionais, técnicos e estudantes do setor, e contará também com estações de trabalho, onde serão demonstradas tecnologias desenvolvidas pelas empresas parceiras do projeto.

Uma novidade é que os participantes terão a oportunidade de concorrer gratuitamente ao sorteio de um touro Nelore Qualitas e, neste dia, também estarão a venda os touros que participam da avaliação de eficiência alimentar.

Mais informações sobre como participar do Dia de Campo Nelore Qualitas podem ser obtidas pelo telefone (62) 3097-1030.

Sandra Negrini

(15) 3326-3331

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025