Cenário é positivo para a agricultura irrigada em 2012

25.01.2012 | 21:59 (UTC -3)
Laura Pimenta

Com um amplo potencial de crescimento em todo o território nacional, a agricultura irrigada conta com boas perspectivas para a safra 2011/2012. A avaliação é feita por Marcelo Borges Lopes, diretor presidente da Valmont, empresa de irrigação - responsável pela fabricação de pivots e outras tecnologias da marca Valley.

“Os preços agrícolas devem ficar em bons patamares garantindo a remuneração dos produtores, assim como nos anos recentes – isso permitiu a capitalização dos agricultores – e deve levar a novos investimentos para aumentar a produção. Em 2010/11 a safra de grãos foi recorde e existe a expectativa que isso se repita na safra que está em curso”, reflete Marcelo.

Ainda segundo ele, mesmo a cana-de-açúcar que apresentou forte queda de produção deve ser um importante mercado para sistemas de irrigação exatamente em função da quebra de safra. “A necessidade de aumentar rapidamente a produção de cana deve gerar a expansão da área irrigada da cultura, elevando a produtividade e reduzindo os riscos de quebra de produção”, admite.

Além desse macro cenário positivo para o Agronegócio, o diretor da Valmont aponta outros fatores que contribuem para o otimismo em relação ao mercado de irrigação. “A definição do Código Florestal deve encerrar um longo período de incertezas e indefinições sobre o licenciamento ambiental e, consequentemente, sobre o processo de obtenção da Outorga d’Água. Todo o setor está trabalhando em conjunto com a Secretaria Nacional de Irrigação (SENIR) uma proposta para simplificar esse processo e torná-lo mais transparente para o produtor rural. Outro fator importante para o setor é a própria SENIR, a vontade política do Governo Federal apoiando a agricultura irrigada é algo novo, acreditamos que com esse apoio alguns gargalos serão reduzidos (como a Outorga) e o setor retomará os índices de crescimento de décadas atrás. Um exemplo disso é o programa Irriga Mais que tem o objetivo de irrigar 200.000 hectares no semiárido em áreas hoje ociosas”, esclarece Marcelo.

Estudos mostram que quase 30 milhões de hectares de terras no Brasil estão aptos a implantar a agricultura irrigada, mas pouco menos de 5 milhões de hectares de terra utilizam a agricultura irrigada. As principais dificuldades continuam sendo a falta de uma política pública consistente e a legislação ambiental que gera excessiva burocracia neste setor. Em 2011, a agricultura irrigada obteve uma grande conquista: a criação da Secretaria Nacional de Irrigação, coordenada pelo Ministério da Integração Nacional. Esta secretaria tem três prioridades para tratar: aprimorar e facilitar o processo de obtenção da Outorga d’Água, aumentar a oferta e disponibilidade de energia elétrica e desenvolver mecanismos que incentivem a reservação de água nas propriedades rurais. Esses três pontos são os maiores gargalos para o crescimento da agricultura irrigada no Brasil.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro