Mapa negocia com a China novas regras para facilitar exportações de suco de laranja
Em novembro deste ano, entrarão em vigor novos limites microbiológicos para a presença de bolores e leveduras no suco da fruta
O cenário e as novidades da safra gaúcha de arroz 2015/2016 serão tema de debate na vigésima-sexta Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Alegrete (RS). Na quinta-feira, dia 18 de fevereiro, à tarde, o gerente da Divisão de Pesquisa do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rodrigo Schoenfeld, abordará o tema Novas Ferramentas para a Lavoura Arrozeira durante a palestra no auditório principal do Parque Doutor Lauro Dornelles.
De acordo com o especialista, o objetivo é mostrar como foi o desenvolvimento da safra nas mais diversas regiões arrozeiras do Rio Grande do Sul e como os eventos climáticos influenciaram em determinados locais. "Junto com os produtores queremos construir uma análise da safra no momento em que se inicia a colheita e mostrar este cenário", explica.
Schoenfeld também abordará o desenvolvimento da Irga 424 RI, que foi apresentada aos produtores neste período. A avaliação do gerente do instituto é que o resultado nas lavouras vem sendo positivo. "Esta nova cultivar vem obtendo bons resultados. Nossa preocupação era com os efeitos da brusone e o saldo foi satisfatório. Para lidar com essa doença é preciso ter uma genética resistente. Este é o nosso papel, entregar materiais com qualidade e alto potencial produtivo", observa.
A vigésima-sexta Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 18 a 20 de fevereiro, é organizada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e Associação dos Arrozeiros de Alegrete, com o apoio do Sindicato Rural de Alegrete e Prefeitura Municipal de Alegrete. Mais informações podem ser obtidas no site www.colheitadoarroz.com.br.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura