Cebolas híbridas da Agristar atendem particularidades do cultivo

21.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

A cebola é um dos principais produtos agrícolas cultivados no Brasil. O país produziu em 2008 cerca de 1.250 toneladas, de acordo com dados do IBGE.

O cultivo de cebola no Brasil possui uma particularidade, quando comparado aos demais países. As várias safras brasileiras, no decorrer do ano, permitem que o mercado nacional seja abastecido periodicamente com quantidade de cebola em níveis equivalentes às necessidades de consumo.

O calendário mensal de oferta de cebola é extremamente favorável em termos de distribuição de safras e, normalmente, permite ao mercado operar com relativa calma. Mas a produção interna ainda mostra algumas oscilações, alternando excessos de oferta com períodos de escassez do produto, cenários que costumam estar relacionados a fatores climáticos, disponibilidade de sementes e preços recebidos pelos produtores.

A busca pelo aumento de produção de cebola no Brasil, e também por variedades que se mostrem resistentes às principais doenças e pragas que atacam a cultura, é um fato constante de pesquisas.

Presente no mercado há mais de 50 anos, a Agristar trabalha no desenvolvimento de produtos que atendam ao agricultor brasileiro. ”Estamos sempre ouvindo os produtores e procuramos, em nossas pesquisas, soluções para as principais necessidades indicadas por eles”, explica o Especialista em Bulbos e Raízes da Agristar, Heriton Aparecido Felisbino.

As cebolas híbridas desenvolvidas pela Agristar trazem como principais vantagens ao agricultor: alta produtividade, melhor uniformidade, rendimento e acabamento de bulbos, fatores que respondem aos maiores problemas da lavoura, destaca a empresa.

Entre as variedades da Agristar que se destacam, está a cebola híbrida Optima F1, que está no mercado desde 1999 e tem uma excelente adaptação em diversas regiões do país, desde o Rio Grande do Sul aos estados do Nordeste.

“A cultura da cebola vem ganhando cada vez mais importância dentro da Agristar e continuamos investindo em pesquisas para desenvolver materiais cada vez mais adaptados às diferentes regiões produtoras do país. Uma grande contribuição para isso é a nova Estação Experimental da empresa na cidade de Ituporanga (SC)”, informa Heriton Aparecido Felisbino, Desenvolvimento de Produtos Bulbos e Raízes da empresa.

Fonte: Attuale Comunicação – (11) 4022-6824

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025