Primeiro clone zebuíno com registro
O presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Jair Meneguelli, entregará a Unidade Móvel de Transferência de Tecnologia à Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), nesta terça-feira (08/12), às 9h30min, na sede da Unidade.
A solenidade contará com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Roberto Proença de Macedo, além de convidados. Na ocasião, será realizado o encontro do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto).
O veículo servirá de apoio para a realização de cursos destinados à transferência de tecnologia na área da agroindústria tropical. A iniciativa faz parte do programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, uma ação do Conselho Nacional do Sesi em parceria com os ministérios de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Saúde, que tem como principal objetivo ensinar a população em geral como preparar e consumir alimentos com baixo custo e alto valor nutritivo, evitando o desperdício de fontes nutritivas. As unidades móveis são formadas por caminhões estruturados com cozinhas experimentais pedagógicas, onde os alunos aprendem noções sobre higiene, nutrição, manipulação dos alimentos.
De acordo com Lucas Leite, chefe-adjunto de Inovação e Negócios da Embrapa Agroindústria Tropical, os treinamentos realizados pela unidade móvel darão suporte às ações do programa Cozinha Brasil no preparo de pratos que utilizam o caju e outras frutas como matéria-prima. Ele explica que como o caju é bastante perecível e a safra dura de três a quatro meses, não é possível a produção, durante o ano inteiro, de receitas utilizando o pedúnculo do caju.
Lucas Leite diz que o caminhão é uma ferramenta a mais para sensibilizar e capacitar os agentes produtivos a potencializarem o aproveitamento de frutas tropicais. “Na unidade didática móvel serão oferecidos treinamentos em produção de farinhas, frutas desidratadas, doces, geleias, polpas, enfim, produtos com uma maior vida de prateleira que gerem insumos, que deverão ser aproveitados para consumo direto ou na produção de pratos constantes das receitas do Cozinha Brasil”, justifica o chefe-adjunto. Os equipamentos da unidade didática móvel foram viabilizados pelo programa PAC Embrapa e Projeto Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
TREINAMENTOS - Em 2010, a Unidade Didática Móvel percorrerá os estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba em dez treinamentos já agendados. Os cursos fazem parte de projeto de transferência de tecnologia que visa à capacitação de técnicos, produtores empreendedores em tecnologias e processos agroindustriais para agregação de valor ao caju e outras frutas e envolve recursos de R$ 119 mil, viabilizados pelo Banco do Nordeste/Fundeci. O coordenador do projeto e analista da Embrapa, Marcelino da Silva Neto, diz que a unidade ajudará a superar a barreira da carência de programas e estruturas físicas adequadas para que as tecnologias de processamento cheguem aos produtores.
Ricardo Moura
Embrapa Agroindústria Tropical
/ (85) 3391.7116
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura