CBSoja e Mercosoja reúnem cadeia da soja em julho

Programação inclui mais de 50 palestras e painéis sobre produção, sustentabilidade e relações internacionais

10.07.2025 | 13:57 (UTC -3)
Lebna Landgraf
Foto: Maicon Leão
Foto: Maicon Leão

A cidade de Campinas (SP) será palco, entre os dias 21 e 24 de julho de 2025, da 10ª edição do Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e do Mercosoja, o principal fórum técnico-científico da cadeia produtiva da soja na América do Sul. Promovido pela Embrapa Soja, o evento celebra os 100 anos de cultivo da oleaginosa no Brasil e os 50 anos da unidade de pesquisa, com o tema “100 anos de soja no Brasil: pilares para o amanhã”.

A programação conta com quatro conferências, 15 painéis e mais de 50 palestras de especialistas nacionais e internacionais, além da apresentação de 328 trabalhos técnico-científicos em formato pôster. A expectativa é reunir cerca de 2 mil participantes de diferentes segmentos ligados ao agronegócio da soja.

Entre os temas em debate estão a implantação de lavouras, nutrição e fitossanidade, uso de bioinsumos, sistemas irrigados, agricultura digital, biotecnologia, sustentabilidade, logística, produção de biocombustíveis e as relações comerciais do Brasil com países parceiros, especialmente a China.

A conferência de abertura acontece na noite de segunda-feira (21), às 19h, com o tema “A soja no Mercosul há um século”. O debate contará com nomes como Romeu Kiihl (MGS), Tuneo Sediyama (Soygene), Rodolfo Luis Rossi (ACSoja – Argentina) e Gerardo Bartolomé (Grupo Dom Mário), com mediação do jornalista Giovani Ferreira.

Na terça-feira (22), o tema será a geopolítica da soja, com palestra de Guilherme Bastos (FGV), que abordará o impacto da produção e do comércio do grão nas relações internacionais. Já na quarta-feira (23), Edvaldo Velini (Unesp Botucatu) tratará da sustentabilidade da cadeia em números, mostrando como dados técnicos contribuem para a segurança e o equilíbrio do setor. Fechando a série de conferências, na quinta-feira (24), Letícia Leme (MRE) e Larissa Wachholz (Vallya Agro) discutirão o papel da China na agricultura brasileira.

Espaço "Mãos à Obra"

Uma das novidades desta edição será o espaço “Mãos à Obra”, com debates práticos sobre cinco grandes temas técnicos: fertilidade do solo e adubação, manejo de nematoides, controle de plantas daninhas, uso de bioinsumos e impedimentos ao desenvolvimento radicular.

Workshop Soybean

Também está previsto o workshop internacional Soybean2035 – A decadal vision for soybean biotechnology, que reunirá especialistas do Brasil, China, Estados Unidos e Canadá para discutir os próximos 10 anos das ferramentas biotecnológicas no melhoramento genético da soja.

A programação inclui ainda a Arena de Inovação, espaço voltado a lançamentos de mercado, apresentação de trabalhos técnicos de destaque e soluções desenvolvidas por mais de 50 expositores que participarão do evento.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025