Pesticidas ilegais são apreendidos em propriedade no RS
Fiscais e policiais encontram produtos escondidos em tanque; valor estimado é de R$ 100 mil
Começa nesta segunda-feira, 21 de julho, no Centro de Exposições Dom Pedro, em Campinas (SP), a edição conjunta do X Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e do Mercosoja 2025. A solenidade de abertura contará com a presença de autoridades como o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno (na foto acima), a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e o presidente do Conselho de Administração da estatal, Carlos Ernesto Augustin.
Na sequência, acontece a conferência “A soja no Mercosul, um século depois”, com participação de nomes importantes como Romeu Kiihl (MGS Melhoramento Genético e Sementes), Tuneo Sediyama (Universidade Federal de Viçosa), Rodolfo Rossi e Gerardo Bartolomé (Grupo Dom Mário), sob a mediação do jornalista Giovani Ferreira.
“A história da soja no Brasil é extremamente importante. Trata-se de uma cultura que representa cerca de 6% do PIB nacional, emprega mais de 2 milhões de pessoas e envolve mais de 270 mil produtores registrados. É uma cadeia produtiva democrática, e estamos em Campinas nesta semana justamente para discutir, junto a produtores, instituições e à indústria de insumos, os desafios, soluções e novas oportunidades que se abrem para o setor”, afirma Nepomuceno.
A programação técnica inicia nesta terça-feira, 22, às 8h30, com a conferência “A geopolítica da cultura da soja”, ministrada por Guilherme Bastos, da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em seguida, três painéis simultâneos debatem temas como mudanças climáticas e COP30, produção irrigada e qualidade de sementes.
No turno da tarde, novos painéis abordarão o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc NM), tecnologias de aplicação aérea e o uso da soja na produção de biocombustíveis. A programação também conta com espaço para inovação, com palestras sobre inteligência artificial e avaliação de sementes.
Encerrando as atividades do dia, haverá debate sobre os desafios logísticos da exportação de soja no Mercosul, com foco em hidrovias e armazenamento de grãos.
Em comemoração aos 50 anos da Embrapa Soja, o tema central do CBSoja e Mercosoja 2025 é “100 anos de soja no Brasil: pilares para o amanhã”. A organização espera reunir cerca de 2 mil participantes. A agenda técnica inclui quatro conferências e 15 painéis, com mais de 50 palestras de especialistas do Brasil e do exterior.
Entre as novidades desta edição está o espaço “Mãos à Obra”, dedicado a temas práticos como fertilidade do solo, manejo de nematoides, plantas daninhas, bioinsumos e impedimentos radiculares. Outro destaque é o workshop internacional Soybean2035, que propõe uma visão para a próxima década da biotecnologia na soja, com palestrantes da China, Estados Unidos, Canadá e Brasil.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura