CBA 2025 debate inovação no agro e transição energética

Evento reúne líderes em São Paulo para discutir geopolítica, tecnologias e futuro sustentável do agronegócio

25.07.2025 | 10:24 (UTC -3)
Enio Campoi
Foto: Caue Diniz
Foto: Caue Diniz

O avanço das tecnologias tem fortalecido a conexão entre a produção de alimentos e de energia, impulsionando soluções mais sustentáveis e eficientes para o Brasil e o mundo — mesmo em um cenário geopolítico cada vez mais desafiador. Esse tema estará em debate no 24º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA), que acontece no próximo dia 11 de agosto, em formato híbrido, uma realização da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), em parceria com a B3, a bolsa do Brasil. As inscrições podem ser feitas no site oficial (https://congressoabag.com.br/).

Alfredo Miguel, diretor Latam da John Deere; Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS; Larissa Wachholz, Senior Fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri); e Marcio Santos, CEO da Bayer e presidente da divisão Crop Science Brasil, apresentarão suas análises no Painel “Alimentos, Energias e Inovação”, com moderação do jornalista William Waack, sobre quais são os impactos do atual contexto geopolítico e o papel da inovação tecnológica e da digitalização na competitividade do setor.

Ao longo do debate, os especialistas avaliarão as tendências e oportunidades diante das mudanças no comercio internacional, a aplicação de novas tecnologias e como o Brasil pode integrar ainda mais a produção de energias renováveis, como biocombustíveis, por exemplo, à matriz energética e também como fonte de energia para agroindústrias e outros segmentos.

A Pesquisa Caminhos da Tecnologia no Agronegócio, da KPMG, aponta que 44% dos produtores rurais reconhecem que inovações tecnológicas trazem benefícios ao agronegócio, como ganhos de produtividade e redução de custos. Agricultura de precisão e drones são tecnologias que contribuem com a atividade agropecuária, assim como a Inteligência Artificial (IA), reduzindo desperdícios, impulsionando a sustentabilidade e o desempenho do setor, garantindo segurança alimentar e energética.

Nesta edição, o CBA mostra como as alianças são fundamentais para o crescimento sustentável do setor. A palestra inaugural do embaixador Roberto Azevêdo, consultor da ABAG e ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), abordará justamente “Agroalianças e o Futuro”. A programação contará ainda com o painel “Agrobrasil com Crescimento Sustentável: Financiamento e Mercado de Capitais” e a mesa redonda “Transição Energética”. 

Durante o evento, a Abag prestará homenagens ao embaixador Alexandre Parola, que receberá o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio, e à ex-Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, que será contemplada com o Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025