Cati realiza Dia de Campo sobre culturas de inverno

15.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

Demonstrar os avanços técnicos nas culturas de inverno da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) é o objetivo do Dia de Campo – Culturas de Inverno, que acontece nesta quinta-feira (16), a partir das 7h30, no Núcleo de Produção de Sementes “Ataliba Leonel”, em Manduri/SP.

O evento é direcionado a agricultores, técnicos, estudantes de ciências agrárias e biológicas, profissionais do setor, empresários rurais, cooperativas, associações, produtores de sementes e demais interessados na reciclagem de conhecimentos sobre as principais culturas de inverno no Estado de São Paulo.

Durante o encontro haverá visita aos ensaios de campo nas culturas de cevada, trigo, centeio, triticale, aveia preta, aveia branca, girassol, canola, ervilha e outras de importância econômica. Serão abordados os avanços tecnológicos do setor; os novos padrões de qualidade industrial para o trigo, evolução da cultura da cevada no Estado de São Paulo, entre outros temas.

De acordo com o diretor da Fazenda Ataliba Leonel, engenheiro agrônomo Aloysius Maria Heezen, um dos destaques do Dia de Campo será a apresentação da cevada cervejeira BRS Sampa, desenvolvida pela EMBRAPA Trigo (Passo Fundo/RS), em parceria com a CATI e Malteria do Vale, que é bem adaptada ao clima e solos da região, tem alta produtividade e baixo teor de proteína. “É uma cultivar muito promissora para a fabricação de malte e boa opção para os produtores rurais. As sementes já estão no mercado e há plantios comerciais”, disse Heezen, apontando que também serão demonstradas também novas cultivares de trigo, triticale e aveia.

Na Fazenda Ataliba Leonel produz ainda sementes básicas de milho variedade, arroz, feijão, girassol, nabo-forrageiro, soja, trigo e triticale, guandu, mamona, painço, setária, algodão, amendoim, capim-colonião, crotalária, gergelim, grão-de-bico e mucuna, além de mudas de rami, sisal, café e cana-de-açúcar.

O engenheiro agrônomo Vilson de Vechi, diretor do Núcleo de Produção de Sementes de Avaré, destaca que devido ao clima favorável deste ano, os materiais dos ensaios de campo estão excelentes. “Desse modo, os produtores e visitantes poderão visualizar as características específicas de cada material”. Ele relata que os agricultores e participantes poderão ver ainda os ensaios de centeio, tremoço, ervilha, cramb, nabo forrageiro, colza e outras plantas, além de poder assistir palestras técnicas. “Como está havendo alteração na legislação do trigo para a indústria, acontecerá uma palestra imperdível sobre este tema”, ressalta Vilson.

Na oportunidade será demonstrada a nova variedade de milho desenvolvida pela CATI e denominada AL Avaré. Segundo o engenheiro agrônomo Sylmar Denucci, diretor da Fazenda Potreiro, em Águas de Santa Bárbara, a nova cultivar está em fase de multiplicação de sementes e a expectativa é sua disponibilização para os agricultores em 2011. Denucci destaca que o AL Avaré é promissor para o plantio de milho "safra e safrinha”, tem porte baixo com boa resistência ao acamamento, boa tolerância a doenças, produtividade média superior às outras variedades utilizadas atualmente e boa capacidade de suportar veranicos. “Além disso, ela tem custo similar às demais variedades”.

Mais informações pelos telefones (14) 3356 1196, 3356 1355 ou via e-mail

Serviço

Evento: Dia de Campo – Culturas de Inverno 2010

Data: 16 de setembro

Local: Núcleo de Produção de Sementes “Ataliba Leonel” – Manduri - Rodovia SP-287 KM 50 – Manduri/SP

Suzete Rodrigues

CATI - Assessoria de Imprensa

(19) 3242-2600

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025