Case IH apresenta modelos Farmall na versão arrozeira

31.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Paula Fiuza

A Case IH apresenta na edição 2011 da Expointer dois modelos de tratores preparados para o trabalho na produção de arroz. De acordo com o especialista em tratores da marca, Everton Fim, os modelos Farmall 80 e 95 receberam as preparações que possibilitam o trabalho dos equipamentos em áreas alagadas, típicas da produção de arroz.

A transmissão dos dois modelos recebeu vedação tornando o componente à prova de água, o cardam recebeu blindagem e no eixo dianteiro foi instalada uma proteção que permite a operação segura do trator em contato com a água e a lama. Além disso, os equipamentos receberam pneus de garra alta para garantir maior tração e segurança no trabalho. “Como a produção de arroz é feita em áreas alagadas, as preparações na versão arrozeira dos dois modelos Farmall produzidos no Brasil foram pensadas para garantir a segurança do operador e a integridade do equipamento, que fica em contato com a água durante quase toda a jornada de trabalho. Outra preocupação foi equipar as máquinas com pneus de garra alta, capazes de garantir a tração da máquina neste tipo de terreno”, esclarece Everton.

Um dos principais recursos oferecidos pelos robustos tratores vem dos motores Case IH de 3,9 litros, 4 cilindros e bomba injetora mecânica. O modelo Farmall 80 tem motor de 80 cv com aspiração natural, enquanto o modelo Farmall 95 oferece motor de 95 cv de potência, vem equipado com turbo compressor e apresenta reserva de torque de 33%, o que garante grande confiabilidade e desempenho nas mais diversas condições. Ambos os motores estão capacitados a utilizar B5 biodiesel (até 5% de biodiesel).

A transmissão dos tratores Farmall 80 e 95 é mecânica e sincronizada, com 12 velocidades à frente e 12 a ré. As quatro marchas são sincronizadas dentro de três gamas, permitindo um excelente desempenho para todo tipo de trabalho. Ele tem 6 marchas escalonadas entre 4 km/h e 12 km/h. O inversor de marcha é mecânico e totalmente sincronizado com a alavanca, instalada no lado esquerdo, facilitando o trabalho do operador.

O sistema hidráulico de centro aberto proporciona uma vazão de 51,7 litros/minuto, fluxo suficiente para operações com grandes implementos. Tanto o Farmall 80 quanto o Farmall 95 vêm equipados com duas válvulas de controle remoto. O sistema oferece também grande capacidade de levantamento de 2.700 kg para ambos os modelos, isso a 610 mm do olhal.

O operador dos tratores Case IH Farmall 80 e 95 trabalha com comodidade e segurança, por mais longa e extenuante que seja sua jornada. Para a manutenção, o acesso é rápido e fácil. Seguindo a linha de servicibilidade aplicada a todos os equipamentos da marca, a manutenção dos principais componentes da linha Farmall é facilitada pela grande abertura do capô, que é inteiro e permite acesso facilitado para limpar o radiador. O filtro de ar pode ser limpo ou trocado rapidamente. Melhores acessos a todos os filtros e drenos de óleos evitam longas paradas para manutenção, aumentando a disponibilidade do trator para o serviço do dia-a-dia.

Pg1

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025