Cargill, Sistema FAEMG/SENAR/INAES e Sindicato Rural de Uberlândia assinam acordo para apoiar desenvolvimento de produtores

Parceria facilita assistência focada na busca de eficiência produtiva e sustentabilidade

24.03.2022 | 14:25 (UTC -3)
Felipe Lopes Fonseca
"O agricultor está cada vez mais interessado em melhoria contínua e esse acordo vai facilitar ainda mais o acesso ao conhecimento técnico, descomplicado e alinhado às melhores práticas”, avalia Renato Garcia, gerente comercial da Cargill
"O agricultor está cada vez mais interessado em melhoria contínua e esse acordo vai facilitar ainda mais o acesso ao conhecimento técnico, descomplicado e alinhado às melhores práticas”, avalia Renato Garcia, gerente comercial da Cargill

A atuação sustentável baseada em Boas Práticas Agrícolas (BPAs) motivou um acordo recém-assinado em Uberlândia. A Cargill, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos e o Sindicato Rural de Uberlândia firmaram nova parceria nesta tarde, durante a programação da FEMEC 2022. Além de permitir acesso à assistência técnica para melhoria da eficiência produtiva e sustentabilidade, os produtores também terão acesso a insumos e mudas para recuperação de pastagens e adequação ambiental, visando um sistema de agropecuária regenerativa. Em sua fase de implementação, o projeto também contará com a participação do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES) e o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF).

A iniciativa está conectada com a busca por uma agricultura cada vez mais sustentável e produtiva. Na prática, os agricultores da região terão acesso a assistência técnica e insumos para recuperação de pastagens, integração entre lavoura e pecuária, recomposição de áreas de RL (Reserva Legal) e APP (Áreas de Proteção Permanente), como áreas de nascentes e margens de córregos e rios, assim como outras atividades ligadas à produção e uso consciente dos recursos naturais.

Na primeira fase do projeto, serão priorizadas as atividades agropecuárias localizadas na Bacia do Rio Tijuco, com foco inicial nos municípios de Uberlândia e Uberaba. Neste início, estão selecionados 200 produtores e, a partir da adesão voluntária, eles passam a contar com o apoio para recomposição de passivos ambientais e, ao mesmo tempo, ganhos de eficiência na produção. A Cargill priorizará a abordagem de paisagem neste trabalho de recomposição de RL e APP, ou seja, serão convidados fornecedores e não-fornecedores da empresa.

Esse novo acordo se conecta à atuação da Cargill marcada pela sustentabilidade e pelo suporte ao produtor rural desde 1965, quando chegou ao País. “Implantar esse tipo de parceria em um estado tão essencial para a produção de alimentos no Brasil é uma conquista. O agricultor está cada vez mais interessado em melhoria contínua e esse acordo vai facilitar ainda mais o acesso ao conhecimento técnico, descomplicado e alinhado às melhores práticas”, avalia Renato Garcia, gerente comercial da Cargill.

Para o presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo, a parceria prestigia a importância do tema ambiental dentro da produção de soja, que tem crescido com muita força em Minas Gerais e no Brasil. “Precisamos estar sempre atentos para manter esse segmento dentro dos padrões de sustentabilidade tão desejados pelo Brasil e pelo mundo. A Cargill é uma grande empresa e, com essa parceria, vamos trabalhar juntos para termos mais força e darmos mais legitimidade à sustentabilidade do produtor de soja mineiro”, disse.

O presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira, destacou que a união do Sistema FAEMG com a Cargill é muito bem-vinda, pois temos muitas áreas que ainda podem ser exploradas, que estão degradadas e que podem melhorar a sua produtividade. “A Cargill é uma multinacional que preza pela sustentabilidade em todas as suas ações, então vemos esta parceria com muito bons olhos e alinhada com os interesses dos produtores rurais, que é produzir alimento de forma sustentável, mostrando o quanto o Brasil tem a consciência da preservação do meio ambiente”, afirmou.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024