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A Cargill lançou operação de transporte ferroviário entre o Porto de Santos (SP) e o estado de Mato Grosso. A iniciativa, realizada em parceria com a Brado Logística, une o envio de insumos agrícolas ao interior do país com o retorno de contêineres carregados de algodão para exportação.
O primeiro embarque ocorreu em março. A operação prevê frequência semanal e poderá ganhar volume nos próximos meses. A empresa busca atender com mais eficiência os produtores, especialmente em regiões onde o acesso a fertilizantes e defensivos se mostra mais desafiador. Ao otimizar os fluxos logísticos, a Cargill oferece produtos a preços mais competitivos e reduz a emissão de carbono no transporte.
Segundo Rafael Felicissimo, responsável pela área de "container trade lane" na Cargill Brasil, a estratégia aproveita a ociosidade dos contêineres usados na exportação de commodities para transportar insumos na rota de retorno. A medida reduz custos com frete, evita desperdícios e contribui para a sustentabilidade da cadeia agropecuária.
A operação combina transporte ferroviário e estrutura multimodal. A Brado, parceira no projeto, participa com sua expertise no setor. De acordo com Marcus Nascimento, executivo da área de insumos agrícolas da empresa, a solução oferece maior previsibilidade, segurança e eficiência econômica. “Integramos fertilizantes e defensivos às operações, com menor impacto ambiental”, afirma.
Danilo Rezende, que lidera a área de "crop protection & seeds" da Cargill, explica que a logística inovadora entrega benefícios diretos ao produtor. “Oferecemos insumos com valores mais acessíveis, gerando economia para nossos clientes”, comenta.
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