Cargill anuncia acordo com Algar Farming em cacau

Objetivo é promover a restauração produtiva por meio do plantio de cacau; projeto será realizado na Fazenda Pacajá, no Pará

15.04.2024 | 16:31 (UTC -3)
Marina Lourenção, edição Revista Cultivar

A Cargill anunciou acordo com a Algar Farming para promover a restauração produtiva por meio do plantio de cacau. O projeto será realizado na Fazenda Pacajá, no Pará. A propriedade possui área total de 145 mil hectares, sendo 142 mil ha mantidos como floresta nativa. O projeto envolve uma área de 3 mil hectares que anteriormente era destinada à pastagem e agora será restaurada utilizando modelos de restauração produtiva, incluindo sistemas agroflorestais.

Na primeira fase, que será implementada entre 2024 e início de 2025, serão plantados 100 hectares de cacau para definição do modelo ideal de preparação para a curva do plantio nos anos seguintes. Ao todo, serão 3 mil hectares plantados, sendo 2.550ha de cacau e 450ha de floresta harmonizados com o ambiente, para promover corredores ecológicos e impacto ambiental positivo nas paisagens.
 

Além da produção em larga escala do fruto, a iniciativa apresenta potencial ambiental e social para a região. O projeto também promove a geração de uma amêndoa nativa da região amazônica, expandindo a produção de cacau e difundindo o modelo de plantio sustentável.
 

A expectativa é que a parceria resulte na produção de 5 mil toneladas de cacau por ano. Ao longo da parceria, a Cargill oferecerá consultoria técnica, atuando como facilitadora de crédito e garantindo a compra do cacau produzido, propiciando um ambiente de negócios favorável.
 

“Com uma parceria de mais de dez anos, a Cargill e a Algar Farming estão juntas novamente em mais um projeto de grande relevância, tanto para o segmento cacaueiro quanto para o agronegócio nacional. Acreditamos que a restauração com cacau em áreas de pastagem degradada é um modelo com fortes benefícios ambientais e produtivos, e parcerias como essa são especialmente relevantes exatamente porque potencializam a cultura no Brasil, contribuindo para a autossuficiência nacional”, destaca Laerte Moraes (esq. na foto), diretor-geral de "Food Solutions" da Cargill na América do Sul.
 

A Algar Farming, investidora do projeto, já atua no manejo sustentável de florestas e essa parceria representa mais uma oportunidade de geração de valor para o negócio.
 

“Esse projeto possui vários aspectos que estão alinhados com a nossa estratégia, sendo o primeiro deles a diversificação do portfólio, passando a ser mais um negócio dentro da Algar Farming, de acordo com a nossa busca para trazer produtos com fundamentos de mercado diferentes do que os que já produzimos. O segundo é investir em uma cultura que está totalmente conectada com o ambiente da Amazônia. Outro ponto interessante é que essa é uma produção de alto valor agregado, com entregas elevadas em termos de receita e resultado, principalmente em uma área pequena, tendo em vista que o Brasil ainda é importador de cacau. Com a Cargill como parceira, asseguramos o nosso canal de vendas com um parceiro comprador e que também nos apoia tecnicamente”, avalia Marlos Alves (dir. na foto), CEO da Algar Farming.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024