FMC apresenta novo site de percevejos com consultoria online e lança Manual de Percevejos
Durante as safras 2010, 2011 e 2012 a empresa Caramuru Alimentos, contratou os serviços de pesquisa da Fundação Chapadão para avaliar a cultura do Girassol na região dos Chapadões. A pesquisa foi liderada pelo pesquisador Jefferson Anselmo, o qual tinha a missão de estabelecer ao termino do período o seguinte: a época ideal de plantio, o espaçamento ideal e dentre as 24 cultivares avaliada a de maior potencial produtivo e ou de maior teor de óleo.
Jefferson, cita que foram estabelecidos vários parâmetros de avaliação e de condução dos experimentos, sendo os trabalhos implantados em duas regiões (Chapadão do Sul e Chapadão do Céu), com plantio realizado em 3 épocas: final de fevereiro, início de março e final de março, com espaçamento de 45 e 90 cm.
Os resultados preliminares anualmente eram apresentados aos produtores, sempre no mês de junho, por ocasião dos dias de campo feito em parceria com a Caramuru. Após a colheita do girassol, ao final de cada safra, os resultados eram tabulados e apresentados aos produtores em forma de palestras.
Agora ao final das três safras foram compilados todos os dados e os resultados repassados a Caramuru, devendo estes em um momento oportuno ser apresentados aos produtores rurais da região. Outra linha de trabalho foi liderada pelo pesquisador Alfredo Ricieri, que tinha a missão de avaliar o comportamento das doenças, em especial ao mofo branco e estabelecer suas formas e manejo de controle.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura