Conab negocia 109,2 mil toneladas de arroz em leilões
Quase 100% da oferta foi vendida em Contratos de Opção de Venda, garantindo preços justos aos produtores
O Governo de São Paulo tem se destacado como referência nacional na gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), alcançando resultados inéditos em todo o país. Graças ao investimento em inovação tecnológica e à adoção de modelos modernos de análise, o Estado se tornou vitrine de eficiência e segurança jurídica, demonstrando que é possível conciliar desenvolvimento produtivo com responsabilidade ambiental.
No Estado de São Paulo, o processo de validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) avançou de forma significativa desde 2023, quando o estado ainda possuía apenas 25 mil cadastros validados. O resultado é fruto da implementação da análise dinamizada. Esse sistema, desenvolvido e adotado pelo próprio Estado, permite uma avaliação mais ágil e eficiente, especialmente para propriedades de até quatro módulos fiscais. Atualmente, o Estado de São Paulo já ultrapassou 165 mil CARs validados e 437 mil ativos, ou seja, desde 2023 aumentou em cinco vezes a quantidade de cadastros validados.
“São Paulo mantém sua base produtiva em paralelo a um elevado índice de regularização, é um exemplo real de que é possível conciliar eficiência econômica, segurança jurídica e compromisso ambiental”, acrescenta o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai.
Com a análise dinamizada, as propriedades passam por um filtro automatizado e, quando aprovadas, têm o CAR validado de forma imediata, aumentando expressivamente o número de análises concluídas em menor tempo. Enquanto outros estados ainda realizam esse processo manualmente, São Paulo se destaca pela inovação e pela capacidade de acelerar a regularização ambiental, garantindo mais eficiência e segurança jurídica para produtores rurais.
Para o Assessor Especial do Gabinete da Secretaria de Agricultura do Estado de SP e integrante da Coordenadoria da Regularização Ambiental da Pasta, Antonio Goto, “A análise dinamizada permite que São Paulo valide o CAR com mais eficiência, principalmente as pequenas propriedades, liderando o país em regularização ambiental com mais agilidade, segurança jurídica e eficiência.”
A importância do CAR também se reflete no Projeto de Lei nº 2.159/2021, que trata do novo licenciamento ambiental. A proposta, que aguarda votação no Congresso Nacional após os vetos presidenciais, reconhece o papel estratégico do cadastro ao prever facilidades no processo de licenciamento para produtores que tenham seus registros validados.
Na prática, significa menos burocracia, mais agilidade para o início ou continuidade de atividades como cultivo agrícola, pecuária de diferentes sistemas e pesquisas agropecuárias sem risco biológico, desde que em conformidade com o Código Florestal.
O benefício representa economia de tempo e recursos, além de maior segurança jurídica e previsibilidade para o produtor. Outro ponto relevante é o estímulo à conformidade legal, já que somente quem mantém o CAR regularizado poderá acessar as facilidades de obtenção do licenciamento, fortalecendo a gestão ambiental responsável.
Sem facilidade de licenciamento para produtores com CAR pendente, há reforço e incentivo à regularização plena, medida que favorece diretamente estados que avançaram no processo, como São Paulo.
Outro avanço recente em São Paulo ocorreu por meio do Provimento CGJ nº 33/2025, pelo qual a Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo no Processo nº 2024/118607, formalizou a alteração das Normas de Serviço em relação ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). A partir de agora, não é mais exigida a aprovação da Reserva Legal para o registro imobiliário rural, bastando que o imóvel esteja inscrito e ativo no SICAR. A medida garante segurança dominial e jurídica aos proprietários, dá maior agilidade à tramitação de escrituras, financiamentos e demais operações no campo, mantendo a obrigatoriedade da análise ambiental da Reserva Legal em sua esfera própria, sem bloquear o registro.
O CAR também teve destaque no Plano Safra 2025/2026. Produtores que tiverem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) validado tem o direito a obter um desconto de 0,5 ponto percentual na taxa de juros nas linhas de crédito rural de custeio, conforme foi detalhado no plano lançado em 1º de julho de 2025.
A tecnologia do sistema paulista do CAR tem chamado a atenção de outros estados e órgãos federais pela robustez, eficiência e segurança da plataforma. A análise dinamizada, associada a ferramentas digitais de monitoramento e cruzamento automático de informações, tornou São Paulo referência nacional em regularização ambiental. Essa estrutura tecnológica permite maior agilidade na validação dos cadastros, além de assegurar transparência e rastreabilidade em todas as etapas do processo.
O reconhecimento do modelo paulista tem atraído comitivas interessadas em conhecer mais de perto a ferramenta. Uma das visitas recentes foi a do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, realizada em julho de 2025, reforçando o papel de São Paulo como vitrine tecnológica na área ambiental e consolidando o Estado como referência para a modernização da gestão do CAR em todo o Brasil.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura