Capes aumenta nota do mestrado do Fundecitrus

12.12.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

O Mestrado Profissional em Controle de Doenças e Pragas dos Citros (Mastercitrus) oferecido pelo Fundecitrus - Fundo de Defesa da Citricultura recebeu nota quatro na Avaliação Trienal dos cursos de pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado feita pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Esta é a primeira avaliação do Mastercitrus, que foi iniciado em 2009, com nota 3. São considerados aspectos como infraestrutura, proposta do curso, qualificação e produção técnico-científica do corpo docente, linhas de pesquisa, qualidade e aplicabilidade dos trabalhos de conclusão dos alunos e inserção social, ou seja, impacto do curso para a comunidade.

O mestrado do Fundecitrus tornou-se referência no país por estar diretamente ligado ao setor produtivo e trazer soluções práticas para os problemas enfrentados pelos produtores de citros. A nota dada pela Capes significa, além da melhoria do curso, uma garantia para quem busca uma especialização de qualidade. Para Silvio Lopes, pesquisador do Fundecitrus e coordenador do curso entre 2009 a 2013, o Mastercitrus qualifica o profissional para resolver os problemas que enfrenta no dia a dia, criados pelo ataque de doenças e pragas que afetam a produção das plantas de citros.

De acordo com Adriano Roberto Agnelli, aluno da primeira turma do Mastercitrus, o curso trouxe inúmeros benefícios profissionais. “Fui recompensado com maior prestígio profissional e ganho salarial. Porém a conquista mais relevante foi o conhecimento prático que adquiri. Hoje consigo tratar dos problemas da citricultura com muito mais segurança. O Fundecitrus e seus parceiros estão na vanguarda do conhecimento no controle de pragas e doenças”, diz.

As inscrições para o próximo ciclo do Mastercitrus serão abertas a partir de março de 2014. As aulas têm início em 23 de janeiro de 2015.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro