Capacitação orienta produtores quanto ao uso da mandioca

03.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS realiza de 8 a 10 de setembro, o curso de Beneficiamento e Transformação Caseira de Mandioca, nos municípios de Tacuru e Anaurilândia.

De origem brasileira, cultivada em todo o Brasil, a mandioca é produzida em grande volume. Segundo a CONAB, em 2002, o Brasil produziu 22,3 milhões de toneladas de raízes, perdendo apenas para a Nigéria, que bateu 30 milhões.

“É muito bom pegar um produto e conseguir transformá-lo. E a mandioca, além de ser de fácil acesso, é de baixíssimo custo. Podemos utilizá-la de várias formas, desde a parte que fica entre a raiz e a película. É possível fazer bolos, salgados, biscoitos...”, conta uma das educadoras do curso, Vera Lúcia de Almeira, que trabalha com o reaproveitamento da mandioca há 20 anos.

Outra educadora, Bernardete Ottersdach do Nascimento, explica que é possível ser criativo a partir do momento que se descobre as facilidades da mandioca. “A folha, por exemplo, é rica em ferro e pode ser usada para a produção de saladas, como também pode ser refogada e utilizada para fazer bolos e tortas”, exemplifica a moradora de Ivinhema, que despertou seu interesse pelo produto ainda quando era feirante, antes de ministrar cursos.

A capacitação é oferecida a produtores e moradores da área rural, com vagas limitadas. Para mais informações, procure o sindicato rural de sua cidade ou ligue para o SENAR/MS: (67) 3320-6999. Se preferir usar a internet, acesse

.

Marcele Aroca

Sato Comunicação

(67) 3042-0112/ 3029-0113

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025