UCB e SNA realizam Fórum de Medicina Veterinária
A canola está proporcionando uma mudança no cenário de Campo Belo do Sul. Produtores associados da Copercampos investiram na cultura que apresenta grandes extensões no Rio Grande do Sul. O clima propício para o cultivo da canola em Campo Belo do Sul motivou o plantio e agora, momento de floração da oleaginosa, o produtor Irineu Reinoldo Deuner espera colher um bom grão.
Em algumas áreas, a geada trouxe incertezas aos produtores, pois o fenômeno aborta a floração da canola. Deuner explica ainda que o período de seca também prejudicou a cultura, porém a experiência de plantar uma outra cultura de inverno é valida. “Nós estamos tendo a experiência em cultivar a canola para ter mais uma opção de cultura para nossa região. O custo de produção da canola é menor que no trigo e esse foi um fator que facilitou ao plantio. Estamos aqui no município fazendo uma rotação de cultura de inverno diferenciada e esperamos colher um bom grão”, comenta Deuner. O preço de comercialização da canola é indexado pela soja, cotada em média a 10% a mais que a oleaginosa mais conhecida.
A evolução nos conhecimentos da pesquisa está permitindo a expansão do cultivo da canola no Brasil, com crescimento de aproximadamente 50% na safra 2010, chegando aos 45.900 hectares. O gradativo domínio das técnicas de colheita pelo produtor tem sido o principal fator de sucesso na produção. Para o produtor, a assistência técnica da Copercampos e a busca de atualizações sobre o manejo correto da cultura são fundamentais para o sucesso na cultura da canola, assim como em outras culturas.
“É um aprendizado para nós e também para a Copercampos. Somos os primeiros associados a investir na cultura e esperamos obter um bom resultado”, ressalta. O associado Irineu Reinoldo Deuner plantou duas variedades de canola, uma mais precoce que a outra, e de acordo com o produtor, é preciso também plantar mais cedo a cultura. “Nós enfrentamos um período de chuvas e por isso atrasamos o plantio, porém se anteciparmos um pouco o momento de plantar, evitaremos prejuízos com geadas e assim teremos mais produtividade”, finaliza.
A cultura
A canola é um cultivo de inverno que deve, preferencialmente, seguir o cultivo de soja por facilidade de semeadura. Após a canola é recomendável semear milho para que esta gramínea aproveite os nutrientes, especialmente o Nitrogênio, que é liberado gradualmente para a cultura.
Pelo controle de doenças nas raízes, a canola tem potencial de aumentar a sanidade das raízes dos cultivos de milho e trigo, por exemplo, otimizando o uso dos nutrientes do solo, reduzindo gastos com fertilizantes.
Felipe Götz
Copercampos - Matriz / Campos Novos - SC
(49) 3541-6039
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura